Menu

Notícia Capixaba - Navegação

Home Santa Maria de Jetibá Cultura

Cultura


28ª Festa Pomerana agita Santa Maria de Jetibá

 

01.05.2017

 

 

Foto: SETUR/ES

O clima ameno nos últimos dias vai esquentar com as comemorações da 28ª Festa Pomerana, que começou nesta terça-feira (02) e segue até o próximo domingo (07), em Santa Maria de Jetibá. Os festejos contam com muita música, boa gastronomia e manifestações culturais.

 

Em uma das cidades mais pomeranas do Brasil, onde alguns moradores ainda falam somente a língua do país de origem, a festa celebra a cultura e as tradições dos imigrantes. A programação contará com concursos de príncipes e princesas, de vovôs e vovós, danças folclóricas, shows, bailes, desfiles e muito mais.

 

Nesta terça-feira (02), a partir das 17h, a animação está garantida com muitos contos e causos no Centro de Vivência da Terceira Idade. A programação de quarta-feira (03) terá eleição de Vovó e Vovô, Menininho e Menininha, Rainha e Princesas Pomeranas. Shows e exposições encerram a programação do segundo dia de festa. 

 

Na quinta-feira (04) acontece a abertura oficial da 28ª Festa Pomerana com Sessão Solene na Câmara de Vereadores e shows. A programação de sexta-feira (05) começa na madrugada com alvorada pelas ruas da cidade, seguida de projetos culturais e shows.

 

No sábado (06) a animação continua. Atrações culturais vão agitar a cidade durante o dia e à noite. Concurso do lenhador e casamento tradicional pomerano, com quebras de pratos, serão algumas das atrações.

 

No domingo (07) também haverá atividades durante todo o dia, começando às 7h, com alvorada pelas ruas da cidade e desfile histórico na avenida principal, seguindo até a noite com diversos shows. O encerramento da 28ª Festa Pomerana de Santa Maria de Jetibá fica por conta da banda Amigos da Noite, que se apresenta às 22h, no palco principal.

 

Cultura Pomerana

 

Os pomeranos eram o povo da região entre a Alemanha e a Polônia. Entretanto, a Pomerânia deixou de ser habitada por eles após a 2ª Guerra Mundial, sendo assim, a maior parte da região incorporada à Polônia e uma pequena parte à Alemanha.

 

Mas o processo de imigração dos pomeranos começou antes, no século XIX, principalmente para o Brasil, os Estados Unidos e a Austrália. Procurando sempre regiões de montanhas, que pareciam mais com o clima europeu, no Brasil a imigração aconteceu para o interior do Espírito Santo, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

 

O casamento tradicional pomerano ainda acontece no Espírito Santo, em uma relação de continuidade com o passado. As proclamações no culto religioso ocorrem cerca de um mês antes da oficialização da união, período em que iniciam os preparativos para a festa: construção do forno e galpões. Tudo é feito coletivamente por amigos, vizinhos e parentes.

 

O ritual do Quebra-Louça é um momento de barulho e agito. O quebrar das louças de porcelana significa espantar os maus olhares que possam prejudicar a vida matrimonial. Os noivos juntam os cacos em conjunto, simbolizando que as decisões na família serão tomadas por ambos.

 

 

 

 

 

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

 

Comentários Facebook


Agora ficou mais fácil para você leitor,
sugerir pautas e interagir com o jornal.

 

  (28) 99938-5959

  noticiacapixabaes@gmail.com

 

Siga-nos no Facebook!

Notícia Capixaba

 

O Portal Notícia Capixaba é campeão de acessos no segmento de portais de notícias regionais e se esforça para atender o cidadão com o que há de mais profissional em informação.

 

© 2017 Notícia Capixaba. Todos os direitos reservados.