Menu

Notícia Capixaba - Navegação

Home Marechal Floriano Cultura

Cultura


Para fomentar turismo, Marechal Floriano tem calendário de eventos recheado de atrações

 

23.05.2017

 

 

Fotos: Rael Sérgio

Agora a cada dia que passa o clima vai esfriando e dá uma vontade danada de curtir a temporada nas montanhas capixabas. Marechal Floriano é uma opção de primeira hora. Além dos circuitos turísticos, belezas, tradições culturais italianas e alemãs, pousadas e gastronomia, o município ainda oferece um generoso calendário de festas e eventos.

 

O município e as comunidades locais já estão com agenda de eventos voltados para o turista e, claro, também para a população local. Três desses eventos se destacam por celebrar as culturas italiana e alemã que vieram com as famílias de imigrantes europeus instaladas na região a partir de meados do século XIX.

 

Entre os dias 04 e 06 de agosto, comunidade de Araguaia recebe a tradicional Festa da Cultura Italiana. No dia 19 do mesmo mês, outro evento tradicional, mas desta vez produzido pelos descendentes de germânicos: a Noite Alemã, na localidade de Santa Maria de Marechal.

 

E já em plena primavera, o evento que congrega as culturas italiana e alemã e que é a maior festa de Marechal: o Festival Ítalo Germânico – Italemanha, entre os dias 27 e 29 de outubro.

 

Festival Ítalo Germânico – Italemanha - Foto: Rael Sérgio

E para quem gosta de música, tem 3º Festival de Corais de Santa Maria de Marechal. O evento está marcado para a noite de 22 de julho e deve contar com a participação do coral local e também de outras cidades capixabas.

 

A secretária de Cultura e Turismo de Marechal, Maria Goretti Gerardt, disse que os eventos ajudam a agregar as comunidades e preservar as culturas locais, além de atraírem visitantes que fomentam as propriedades de agroturismo, restaurantes, hotéis e pousadas do município.

 

“A Italemanha, inclusive, gera movimento até em hotéis e pousadas de cidades vizinhas. Além de incrementar o movimento de todo o comércio da sede de Marechal. Por isto é importante que a Prefeitura continue dando suporte para as festas e eventos”, conclui.

 

Além da Italemanha e das festas de Santa Maria e de Araguaia, há pelo menos duas dezenas de outros eventos previstos no calendário oficial do município: de festas de padroeiros, passando por encontro de sanfoneiros, exposição de orquídeas, festas de colheitas, dedicadas ao café, festas juninas e julinas até a abertura do Natal.

 

Para o prefeito Cacau Lorenzoni, trabalhar com a realização de evento fomenta o turismo, com empregos e geração de renda - Foto: Rael Sérgio

Para o prefeito Cacau Lorenzoni, o calendário de eventos oferece momentos de encontro e recreação para a comunidade e também estimula o turismo. “Temos festas de destaque no Estado, como a Italemanha, a festa italiana de Araguaia e a Alemã de Santa Maria. Elas atraem turistas, que movimentam a economia do município, gerando renda e trabalho”, disse o prefeito.

 

Confira a programação completa do calendário de evento até o final deste ano:

 

Maio
21 - Festa da Padroeira Nossa Senhora Auxiliadora - Soído de Baixo
28 - Festa da Padroeira - Santa Rita - Sede

Junho 
Festas Juninas
03 e 04 - Festa de Santo Antônio - Araguaia
11 - Festa da Santíssima Trindade - Alto Nova Almeida
15 - Corpus Christ - Sede e Santa Maria

Julho 
Festas Julinas 
09 - Festa da Colheita - Boa Esperança
16 - Festa do Padroeiro São Cristovão - Trevo de Paraju
23 - Festa da Padroeira Santana - Sede

Agosto
4, 5 e 6 - Festa da Cultura Italiana - Araguaia
6 - Festa do Padroeiro Bom Jesus - Bom Jesus
06 - Festa da Colheita - Igreja Luterana - Sede
13 - Festas dos Pais - Auxiliadora - Soído de Baixo
19 - Noite Alemã - Santa Maria
20 - Festa de Nossa Senhora da Glória - Rio Fundo

Setembro
10 - Festival do Sanfoneiro - Alto Nova Almeida
17 - Festa da Primavera - Santa Rita - Sede
-Aguardando a data - Exposição de orquídeas - Santa Maria

Outubro
01 - Festa de São Miguel - Araguaia
22 - Missa sertaneja de Rio Fundo
12 - Festa de Nossa Senhora Aparecida - Victor Hugo
22 - Festa de Santo Antônio de Sant'Ana Galvão - Costa Pereira
27, 28 e 29 - Festival Ítalo-Germânico - Italemanha

Novembro 
3, 4 e 5 - Festa do Café - Santa Maria

Dezembro 
01 - Abertura do Natal

 

 

 

 

 

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

 

Comentários Facebook


Agora ficou mais fácil para você leitor,
sugerir pautas e interagir com o jornal.

 

  (28) 99938-5959

  noticiacapixabaes@gmail.com

 

Siga-nos no Facebook!

Notícia Capixaba

 

O Portal Notícia Capixaba é campeão de acessos no segmento de portais de notícias regionais e se esforça para atender o cidadão com o que há de mais profissional em informação.

 

© 2017 Notícia Capixaba. Todos os direitos reservados.