Menu

Notícia Capixaba - Navegação

Home Marechal Floriano Cultura

Cultura


Marechal Floriano investe em plano de turismo para alavancar o setor

O prefeito aposta no potencial da cidade e quer desenvolvê-lo mais

 

06.06.2017

 

 

Foto: Notícia Capixaba

Variedade gastronômica, belezas naturais e um povo hospitaleiro. Assim é a cidade de Marechal Floriano, que investe cada vez mais no turismo local para movimentar a economia da região. Principalmente com a proximidade do inverno, que vem com temperaturas propícias para quem gosta do frio da região serrana do Espírito Santo.

 

Uma novidade será a Feira Municipal. A ideia é que essa feirinha na sede seja mensal. Outra ação da Prefeitura será a realização de um ciclo de visitas aos empreendimentos turísticos e de agroturismo, como as pousadas e os estabelecimentos rurais ligados ao artesanato e a agricultura do município, principalmente do Circuito Vale do Verde. O próximo passo será um Curso de Turismo, que será ofertado aos empreendedores da cidade.

 

As visitas serão realizadas de 19 a 23 de junho em parceria com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), que orientará os empreendedores sobre questões relativas ao seu negócio, como, por exemplo, precificação, agregação de valor aos produtos, valorização da cultura local e atendimento ao cliente.

 

Para a secretária municipal de Turismo, Maria Goretti Pereira Pinto, há muito trabalho a ser feito para estruturar o turismo adequadamente. “Planejar a propriedade é o primeiro passo para quem deseja trabalhar com o turismo rural. O simples fornecimento de serviços como pousadas, cavalgadas, piscinas, a venda de produtos da agroindústria entre outros, são atrativos que abrem possibilidades de geração de renda”, destacou a Secretária.

 

Feirinha mensal

 

Outro projeto para potencializar o turismo do município é a realização de uma Feira Municipal na sede a partir do mês de agosto. O objetivo é promover um espaço para que o empreendedor tenha o seu produto exposto a quem visitar a cidade.

 

“Inicialmente, faremos a feirinha mensalmente, mas as nossas expectativas é que a frequência seja maior. Quando o empreendedor tem a valorização da prefeitura e o reconhecimento do seu cliente, a tendência é que ele trabalhe mais motivado e seu retorno seja melhor. É isso que queremos”, reiterou a Secretária Maria Goretti.

 

Conforme o prefeito Cacau Lorenzoni, todo investimento em turismo fortalecer essa vocação do município. “Temos clareza da força do turismo e da sua capacidade de gerar trabalho e renda para o nosso povo”, afirmou.

 

 

Clique e comente a matéria

Comentários


04/07/2017 - Helida

O município de Marechal Floriano tem bastante potencial turístico e um povo hospitaleiro. A cidade é muito bonita e possui traços culturais dos imigrantes que colonizaram a região, além de ser uma cidade próxima da capital Um Plano de Investimento no Turismo para o município é importantíssimo. Ganha o município é a população local com a geração de renda e ganha o turista, com mais opções de diversão e entretenimento. É preciso identificar as suas potencialidades e traçar as estratégias. Apoiar os empreendedores, técnica e financeiramente, por meio de subsídios, para que se crie um ambiente favorável e atraente aos novos investimentos. Criar estratégias de marketing, a exemplo do que foi feito em Pedra Azul ( terceiro melhor clima do mundo, residência de famosos, etc). Articulação com Instituições e Órgãos externos ( inclusive internacionais) é uma estratégia importante. O Festival de Inverno de Domingos Martins, o Festival de Jazz de Santa Tereza e o Forró de Itaúnas são estratégias que deram certo. As pessoas gostam de festas, de dança, de música..., para aliviar o estresse do dia a dia. Por que não um Fstival nvolvendo música em Marechal Floriano? Quem sabe, um Festival de Forró da Serra, já que temos o Forró na praia? Certamente atrairia jovens de todos os cantos. Considerando os aspectos da modernidade, em que vivemos num mundo globalizado, onde as relações entre as pessoas são estabelecidas em segundos, num simples toque da tela de um celular ou computador, não há como pensar em desenvolvimento do turismo, sem que se pense no acesso à internet e a sinal de telefonia. Ainda existem muitas localidades no município, que não possuem acesso à internet e à telefonia. Isso é um grande entrave. Hotéis, pousadas e hospedagens, sem internet e telefone, é quase que inviável. Pavimentação e manutenção de estradas, para a melhoria do fluxo de circulação de pessoas e veículos é fundamental. Investir em paisagismo urbano ( ou rural!) típico, nos espaços públicos como ruas e praças, pode embelezar a cidade, trazendo leveza e encantamento aos olhos dos visitantes, e, fortalecendo as características culturais da cidade. Infra estrutura , belezas naturais, traços culturais, rede de serviços, como restaurantes, pousadas, cafés coloniais, lojinhas de produtos típicos, culinária típica, entre outros, Central de apoio ao turista, opções de entretenimento e diversão ( passeios à cavalo, passeio de quadriciclo, pescaria, visitação a sítios que desenvolvem o Agro Turismo, comercialização de produtos típicos, trilhas ecológicas com guias, rede de hospedagem, festas locais, com ampla divulgação e articulação externa, marketing, e, sobretudo , vontade e apoio políticos, além do envolvimento da comunidade local, são ingredientes essenciais para o desenvolvimento turístico da cidade. Não dá para fazer tudo de uma vez!? Comecemos de algum ponto, e, deixemos lançadas as pedras fundamentais ao desenvolvimento do turismo do município e do Estado.


05/06/2017 - DR.CARNEIRO

A ideia é muito boa, vamos ver se desta vez vai funcionar!! Marechal Floriano, tem um potencial muito grande para o turismo, mas não sabe explorar. Haja visto que nosso vizinho Domingo Martins, tem Turismo de sobra, e Marechal deveria de se aproveitar desta sobra, e ganhar dinheiro com os turistas. O desafio hoje, é um turista chegar em Marechal com $ 500,00 no bolso disposto a gastar, e conseguir.


 

 

 

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

 

Comentários Facebook


Agora ficou mais fácil para você leitor,
sugerir pautas e interagir com o jornal.

 

  (28) 99938-5959

  noticiacapixabaes@gmail.com

 

Siga-nos no Facebook!

Notícia Capixaba

 

O Portal Notícia Capixaba é campeão de acessos no segmento de portais de notícias regionais e se esforça para atender o cidadão com o que há de mais profissional em informação.

 

© 2017 Notícia Capixaba. Todos os direitos reservados.