Menu

Notícia Capixaba - Navegação

Home Marechal Floriano Meio Ambiente

Meio Ambiente


Preservação da natureza é prioridade em Marechal Floriano

 

23.08.2017

 

 

Foto: Notícia Capixaba/M.C

Preservação da natureza e da água, economia e sustentabilidade. Esses são os pilares que orientam Marechal Floriano, que, desde janeiro deste ano, reservou aproximadamente 320 milhões de litros de água. Para isso, a assessoria técnica aos produtores rurais para a construção de barragens e caixas secas é uma etapa importante. Interessados podem procurar a Prefeitura e fazer um cadastro.

 

De acordo com Saulo Ramon Amorim, engenheiro agrônomo e consultor da Prefeitura, mais de 100 projetos para a construção de barragens foram feitos em toda a cidade, sendo que 75% deles foram concluídos. Disse que o objetivo é continuar com esses projetos nos próximos anos, aumentando a quantidade de água reservada a fim de prevenir os períodos de seca comuns na Região Serrana do Espírito Santo.

 

“Quando chove, a barragem enche e a água infiltra nos lençóis freáticos, fazendo com que ela fique mais tempo nas cabeceiras dos rios. Já as caixas secas têm o objetivo de evitar que as estradas levem resíduos para os rios. Damos toda a consultoria de projetos e técnica para os produtores rurais, e eles ficam responsáveis pela construção”, afirmou Saulo Ramon Amorim.

 

Um dos produtores rurais que construiu uma barragem em sua propriedade foi Rafael Evald, morador de Santa Maria de Marechal Floriano. Ele produz café, banana e peixe em seu terreno e diz que a obra foi fundamental para se prevenir dos períodos de seca.

 

“Procurei a Secretaria, o técnico visitou o meu terreno e depois dei início às obras. É um investimento que vale a pena, pois estou prevenido dos tempos de seca, protegendo toda a minha produção”, garante o produtor Rafael.

 

Conscientização da preservação da água foi primordial

 

Foto: Divulgação

O segredo do sucesso para a adesão dos produtores na construção das barragens e caixas secas em suas propriedades particulares é um só: conscientização. Desde o início do ano, a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos orienta os moradores, produtores rurais e empreendedores sobre a importância de preservar a água.

 

Sérgio Ferreira, secretário municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, salienta a importância das ações. “O homem não pode poluir ou utilizar a água sem compromisso ambiental. Nesses primeiros meses, nosso foco foi conscientização. Agora queremos fazer uma campanha ainda maior sobre a importância de economizar e preservar os mananciais. Isso é fundamental para os produtores serem receptivos às nossas ações de preservação de água”, salienta o secretário.

 

Cadastro de intenção

 

O produtor interessado no projeto deve ir à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e fazer um cadastro de intenção de projeto de construção de barragem e/ou caixa seca. Em seguida, uma equipe da Prefeitura Municipal vai à propriedade para realizar uma vistoria técnica, verificando se o terreno é apto para receber a obra e dando início a construção.

 

 

Clique e comente a matéria

Comentários


25/08/2017 - VERGONHA

Nós moradores confiamos muito neste meio de comunicação por esta sempre mostrando seriedade nas suas matérias. Esta empresa que esta destruindo uma área de preservação atrás do campo do apollo é a mesma que aterrou a 03 meses atrás toda beira deste mesmo córrego, este outro local fica do lado esquerdo da ponte que da acesso a igreja Luterana do Morro, toda a extensão do terreno do senhor Lico Kuster , cadê a policia ambiental.


25/08/2017 - VERGONHA

Parabéns ao noticia capixaba na pessoa do senhor Rael Sergio, sei que o senhor é um ótimo reporte investigador, agora é a hora. Realmente o que foi falado pelo senhor Lauro é a mais pura verdade, também passei lá e vi o crime ambiental que esta ocorrendo naquela localidade, eu queria saber porque que a policia ambiental não faz um visita tenho quase certeza que esta policia tão respeitada não estaria conivente com esta situação que esta ocorrendo num trecho lindo, área de preservação.


23/08/2017 - Lauro

É verdade que a preservação é o caminho do futuro. Agora que isso está sendo feito em marechal, não procede. Falo isso, porque nas proximidades do campo do apolo, esta acontecendo o maior crime ambiental que pode existir. Uma empresa de terraplenagem, está aterrando o curso do rio,e construindo tanques de peixes sem o menor cuidado com o meio ambiente. SE FOSSE UM POBRE ESTARIA PRESO.


 

 

 

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

 

Comentários Facebook


Agora ficou mais fácil para você leitor,
sugerir pautas e interagir com o jornal.

 

  (28) 99938-5959

  noticiacapixabaes@gmail.com

 

Siga-nos no Facebook!

Notícia Capixaba

 

O Portal Notícia Capixaba é campeão de acessos no segmento de portais de notícias regionais e se esforça para atender o cidadão com o que há de mais profissional em informação.

 

© 2017 Notícia Capixaba. Todos os direitos reservados.