Menu

Notícia Capixaba - Navegação

Home Alfredo Chaves Especial

Especial


Idosa alfredense de 101 anos é viúva do primeiro camponês capixaba a servir o Exército

Bem humorada, ela faz questão de comentar sobre seu casamento de mais de 70 anos

 

19.09.2017

 

 

Colaboração do texto e foto do Clovis Rangel

O nome dela é Durvelina Magnago Orlandi, mas é carinhosamente conhecida como “Durvê”. No próximo dia 22 de outubro, ela completa mais um aniversário. Este ano a idosa chega aos 101 anos de vida, tornando-se, de acordo com a família, a segunda mulher mais idosa de Alfredo Chaves. Em 2015 ela foi homenageada pela Prefeitura de Alfredo Chaves por sua trajetória de vida.

 

Nascida em 1916 na comunidade de quarto território, interior do município, aos vinte casou-se com Artur Orlandi, o primeiro cidadão do interior do Espírito Santo a servir o Exército Brasileiro.  O marido falecido também foi vereador na cidade por quatro mandatos. Hoje, viúva, ela tem 11 filhos, 23 netos e 14 bisnetos. E apesar da idade centenária é forte, caminha normalmente e conversa com os familiares e vizinhos.

 

Bem humorada, ela faz questão de comentar sobre seu casamento de mais de 70 anos. “Olha só, quando meu marido retornou do exército, sete mulheres estavam paquerando ele, mas ele me escolheu. Começamos a namorar daquele jeito, com meu pai nos vigiando o tempo todo e eu morrendo de medo dele”, revela.

 

Apesar da idade avançada, Dona Durvelina fala das lembranças de quando as mulheres vinham do interior para dar a luz na Sede da cidade. “Foram muitas grávidas que acolhi em minha casa para ganhar bebê. Eu sempre ajudava em tudo. Dava comida, roupas e muito carinho”, lembrou emocionada.

 

Descendente de italianos e austríacos, a idosa vivenciou as principais transformações tecnológicas e sociais de Alfredo Chaves e confessa ter demonstrado estranheza com a chegada do rádio e da televisão. “Achei estranho quando as noites eles se ajuntavam nas casas que tinham o rádio para escutar as notícias e tudo que falavam. Era muito diferente para nossa época”, confessa.

 

Para seu aniversário, em outubro, a família e amigos irão preparar uma grande festa.  

 

 

 

 

 

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

 

Comentários Facebook


Agora ficou mais fácil para você leitor,
sugerir pautas e interagir com o jornal.

 

  (28) 99938-5959

  noticiacapixabaes@gmail.com

 

Siga-nos no Facebook!

Notícia Capixaba

 

O Portal Notícia Capixaba é campeão de acessos no segmento de portais de notícias regionais e se esforça para atender o cidadão com o que há de mais profissional em informação.

 

© 2017 Notícia Capixaba. Todos os direitos reservados.