Menu

Notícia Capixaba - Navegação

Home Afonso Cláudio Meio Ambiente

Meio Ambiente


Vice-governador discute biodiversidade em Afonso Cláudio

 

09.10.2017

 

 

Foto: Assessoria de Comunicação/Vice-governadoria

O município de Afonso Cláudio foi palco de um importante debate para fortalecer a consolidação do município como polo de discussão e preservação da fauna e flora capixabas. Trata-se do “Simpósio: políticas públicas e a preservação da biodiversidade”, realizado na manhã desta segunda-feira (09).  O evento contou com a presença do vice-governador César Colnago, e foi promovido em uma parceria entre Governo do Estado, prefeitura municipal e Associação Turística de Afonso Cláudio.

 

Afonso Cláudio tornou-se a Capital Estadual da Biodiversidade, por meio da Lei 10.646/2017. A lei teve como base o documento Atlas Socioambiental, organizado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Guandu, que contém pesquisas e dados coletados sobre recursos hídricos, educação ambiental, solos, biodiversidade, políticas territoriais e diagnóstico de percepção ambiental dos moradores da bacia.

 

O vice-governador lembrou que o município é um dos que mais recebem investimentos dos programas ambientais desenvolvidos pelo Governo do Estado. “Em função da atuação do consórcio, a Bacia do Rio Guandu tem sido a maior beneficiada pelo Programa Reflorestar, com aproximadamente de 420 produtores rurais contratados. Em todo o Estado estamos recuperando e conservando mais de 11 mil hectares de florestas, com investimento superior a R$ 50 milhões. É um trabalho de muitas mãos em prol da sustentabilidade”, explicou.

 

O Reflorestar viabiliza tecnicamente e financeiramente o plantio de florestas com o objetivo de ajudar a restaurar o ciclo hidrológico, possibilitando que alguns desses plantios sejam para fins econômicos, dentro das possibilidades legais. Desta forma, é possível agregar ao ganho ambiental, pelo aumento da cobertura florestal, a possibilidade dos proprietários também terem ganhos econômicos. O programa já beneficiou mais de dois mil produtores rurais em todo o Estado.

 

Também estiveram presentes o prefeito Edélio Guedes; a representante do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Guandu, Ana Paula Alves Bissoli; a presidente da Associação Turística de Afonso Cláudio, Maria Penha Vieira; o professor de Biociência da Universidade Federal de Goiás (UFG) e Universidade Federal de Viçosa (UFV), Fabiano Rodrigues de Melo, e o professor da Universidade do Estado de Minas (UEMG), Braz Cosenza.

 

 

 

 

 

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

 

Comentários Facebook


Agora ficou mais fácil para você leitor,
sugerir pautas e interagir com o jornal.

 

  (28) 99938-5959

  noticiacapixabaes@gmail.com

 

Siga-nos no Facebook!

Notícia Capixaba

 

O Portal Notícia Capixaba é campeão de acessos no segmento de portais de notícias regionais e se esforça para atender o cidadão com o que há de mais profissional em informação.

 

© 2017 Notícia Capixaba. Todos os direitos reservados.