Menu

Notícia Capixaba - Navegação

Home Domingos Martins Cultura

Cultura


Professora e músico de Domingos Martins lançam CD inédito em pomerano

 

12.10.2017

 

 

Fotos: Iago Miranda

Iago Miranda

 

Domingos Martins, mais uma vez, se destaca na defesa da cultura pomerana. Com objetivo de incentivar o aprendizado dessa língua nas escolas, um CD de músicas infantis tradicionais produzido pela professora Lilia Jonat Stein será lançado hoje, às 10hs, durante a Kinderfest, em Campinho.

 

O álbum “Rememorar para Ressignificar”, que tem 20 faixas e duração aproximada de 32 minutos, foi criado com apoio de um edital da secretaria de Estado de Cultura. O trabalho contou com a parceria do experiente músico martinense, Eden Schwambach Junior, 48.

 

Eden Schwambach Junior e a professora Lilia Jonat Stein

“As canções abordam temas ensinados na escola, como reciclagem, coleta seletiva, higiene, escovar bem os dentes, além de músicas já consagradas e de domínio público”, explica a idealizadora do projeto. 

 

Há mais de 30 anos trabalhando com o ensino em comunidades pomeranas, Lilia encontrou incentivo na própria infância, quando era proibida de falar na língua materna e viu muitas colegas levarem castigo dos professores por não compreender o português.

 

“Agora, o pomerano está passando mais do que nunca por um período de vulnerabilidade. Se a gente não tiver registros como este, em pouco tempo ela vai desaparecer”, justifica Lilia.

 

Responsável pela parte instrumental do trabalho, Eden garante: “A gente se emocionou a cada novo ensaio, diante das letras, adaptações e arranjos de cantigas que fazem parte das nossas vidas. Além disso, quantas crianças vão cantar e se divertir ao som da língua de origem?”.

 

Foram feitas, inicialmente, 2500 cópias, que serão distribuídas em sua maioria para professores das escolas onde há comunidades pomeranas. Em breve, o conteúdo deverá estar disponível também no youtube. 

 

 

 

 

 

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

 

Comentários Facebook


Agora ficou mais fácil para você leitor,
sugerir pautas e interagir com o jornal.

 

  (28) 99938-5959

  noticiacapixabaes@gmail.com

 

Siga-nos no Facebook!

Notícia Capixaba

 

O Portal Notícia Capixaba é campeão de acessos no segmento de portais de notícias regionais e se esforça para atender o cidadão com o que há de mais profissional em informação.

 

© 2017 Notícia Capixaba. Todos os direitos reservados.