Menu

Notícia Capixaba - Navegação

Home Região Serrana Especial

Especial


Guardiões da memória na Região Serrana

 

30.10.2017

 

 

O escritor Benjamim Flachetto, aos 90 anos, esbanja vitalidade e lucidez ao recordar a história de Conceição do Castelo e Venda Nova do Imigrante - Foto: Iago Miranda

Iago Miranda

 

A história tem o poder de situar o ser humano no tempo. Nesse sentido, a Região Serrana do Estado é privilegiada, contendo verdadeiros “guardiões da memória” que, na medida em que guardam, também compartilham, nutrindo de sentido a lembrança dos mais velhos e enchendo de imaginação a cabeça dos mais jovens.

 

 O religioso e educador de Santa Teresa, Frei José Cortelleti (Foto: Iago Miranda)

Em Santa Teresa, berço da imigração italiana no Espírito Santo, frei José Corteletti, o Beppe, 83, recorda com alegria sua contribuição de quase 40 anos na área da educação, na qual até Augusto Ruschi, respeitado ambientalista capixaba, passou.

 

“Com toda certeza, Augusto Ruschi, encontrou na simplicidade do modo franciscano o amor que nutriria sua ação social em favor da natureza em solo capixaba”, revela o religioso.

 

O pesquisador Joel Velten, de Domingos Martins, foi responsável pela criação de vários grupos folclóricos e equipamentos públicos de resgate histórico, tais como a Casa da Cultura (Foto: Iago Miranda)

Já em Domingos Martins, cidade turística e de forte apelo cultural, reside o pesquisador Joel Velten, 70, líder da comissão que transformou o turismo da Região Serrana.

 

“Com o declínio do Hotel Imperador, que foi por anos a principal razão da vinda de turistas a nossa cidade, criamos uma série de projetos, incluindo grupos folclóricos e festivais, para devolver o amor à própria história e incentivar o turismo de cultura”, explica.

 

Na mesma cidade, um visitante menos apressado poderá encontrar também Rosita Schorling, 98, primeira mulher a pilotar um avião no Estado, além de ser enfermeira, professora e paraquedista.

 

Alguns quilômetros adiante, em Araguaia, distrito de Marechal Floriano, o aposentado Nelson Borgo ainda guarda em casa utensílios da infância, que vão desde dinheiro a ferramentas, passando por relógios e outros equipamentos.


“Olha aquela serra... Imagina quantos homens não morreram de trabalhar naquilo. Hoje é tudo na máquina”, reflete Seu Nelson, com ar de sabedoria.

 

Na terra da Polenta, Venda Nova do Imigrante, Benjamin Falchetto assiste o passar dos dias em meio à natureza e os livros. Autor da obra O Tesouro Escondido, o ex-prefeito de Conceição do Castelo, esbanja vigor com uma memória prodigiosa.

 

“Era um verdadeiro pantanal a região urbana de Venda Nova. Ainda assim, no início dos anos 1900 começaram a chegar as primeiras famílias, provenientes de Alfredo Chaves”, recorda o escritor.

 

 

 

 

 

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

 

Comentários Facebook


Agora ficou mais fácil para você leitor,
sugerir pautas e interagir com o jornal.

 

  (28) 99938-5959

  noticiacapixabaes@gmail.com

 

Siga-nos no Facebook!

Notícia Capixaba

 

O Portal Notícia Capixaba é campeão de acessos no segmento de portais de notícias regionais e se esforça para atender o cidadão com o que há de mais profissional em informação.

 

© 2017 Notícia Capixaba. Todos os direitos reservados.