Menu

Notícia Capixaba - Navegação

Home Vargem Alta Cultura

Cultura


Pedra Branca, comunidade de Vargem Alta vive dias de cinema

 

08.11.2017

 

 

O Distrito de Pedra Branca recebe as gravações, entre hoje e sexta-feira (de 7 a 10/11), do filme “A viagem do seu Arlindo”, dirigido por Sheila Altoé, moradora de Vargem Alta selecionada na sexta edição do Revelando os Brasis - (Foto: Instituto Marlin Azul)

A 12 quilômetros do centro de Vargem Alta, cidade localizada na região serrana do Estado, está a comunidade de Pedra Branca. Povoada principalmente por remanescentes quilombolas, o distrito vai viver a partir de hoje dias de luzes, câmeras e muita ação! O Revelando os Brasis Ano VI entra em sua etapa de gravação dos filmes, e a primeira parada é em Vargem Alta. O filme “A viagem do seu Arlindo” será dirigido por Sheila Altoé, professora da rede municipal, selecionada pela sexta edição do projeto. As gravações começam ?(dia 07) e seguem até sexta-feira (10/11).


O filme vai mostrar o dia em que seu Arlindo, antigo morador da comunidade, acordou se preparando para uma viagem misteriosa. A equipe de produção e os atores são moradores da comunidade, que estão organizando figurinos, locações etc. Sheila relata que a preparação para as gravações foram momentos de resgate dentro do próprio distrito: “As pessoas que serão os atores, que estão trabalhando comigo na produção, conheceram de fato seu Arlindo. Então, a cada ensaio, cada momento de reconstrução da história, surgia um detalhe, uma nova lembrança. Fomos construindo juntos as cenas, os cenários”. Sheila Altoé destaca ainda que o filme está ajudando a trazer de volta para a comunidade antigos costumes, como o caxumbu e a capoeira, tradições que estavam esquecidas e que farão parte desse momento da gravação.


“A expectativa é fazer um filme que mostre essa comunidade, que possibilite a ela ser vista e valorizada, assim como o município como um todo. Este filme também será importante para valorizar um tipo de cultura diferente da cultura de massa, mostrando o que é local”, conta a diretora. Sheila Altoé é uma das 15 selecionadas na sexta edição do Revelando os Brasis. Do Espírito Santo também vem a história “Franz Siebel: o surgimento da fotografia pomerana”, de Rafael Wolfgramm, de Laranja da Terra.

 

Entre 14 e 27 de agosto, os moradores de cidades brasileiras com até 20 mil habitantes selecionados pelo projeto participaram da Oficina de Formação Audiovisual do Revelando os Brasis, no Rio de Janeiro. Com aulas de roteiro, direção, fotografia, som, produção, entre outras, os participantes voltaram para suas cidades com os roteiros prontos e a tarefa de mobilizar a comunidade local para participar das gravações. Os filmes desta sexta edição serão gravados até dezembro.


Ano VI - Quinze histórias do interior brasileiro, vindas de pequenos lugares espalhados por todas as regiões do país, compõem a sexta edição do Revelando os Brasis. Contadas por moradores de cidades com até 20 mil habitantes, as histórias (verdadeiras e inventadas) foram selecionadas no último Concurso Nacional de Histórias do projeto.

 

Doze estados têm histórias escolhidas nesta nova edição: Bahia (Lençóis e São José do Jacuípe); Minas Gerais (Barroso e Urucuia); Espírito Santo (Laranja da Terra e Vargem Alta); Alagoas (Quebrangulo); Ceará (Icapuí); Mato Grosso (Nossa Senhora do Livramento); Pará (Bom Jesus do Tocantins); Paraíba (São Domingos do Cariri); Rio Grande do Sul (Antônio Prado); Santa Catarina (Guarujá do Sul);São Paulo (Águas de Lindóia) e Tocantins (Tocantins). A lista dos selecionados está disponível no site www.revelandoosbrasis.com.br.

 

O Projeto - O Revelando os Brasis promove a democratização do acesso aos meios de produção audiovisual, oferecendo aos moradores das pequenas cidades a possibilidade de contar suas próprias histórias em filmes. Realizado pelo Instituto Marlin Azul, com o patrocínio da Petrobras, o projeto é um instrumento de registro da memória e da diversidade cultural do país e revela novos olhares sobre o Brasil.

 

Nas cinco primeiras edições, entre 2004 e 2016, foram produzidas 180 obras, entre ficções, documentários e uma animação. Os filmes realizados são lançados nas comunidades participantes por meio do Circuito Nacional de Exibição Revelando os Brasis, que monta um cinema ao ar livre em ruas e praças dos municípios. Ainda na fase de difusão do projeto, os filmes são lançados em DVD com distribuição gratuita entre realizadores, secretarias, organizações sociais e culturais, cinematecas, universidades e cineclubes de todo o Brasil. As produções também são exibidas no programa de TV Revelando os Brasis, realizado em parceria com o Canal Futura.

 

 

 

 

 

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

 

Comentários Facebook


Agora ficou mais fácil para você leitor,
sugerir pautas e interagir com o jornal.

 

  (28) 99938-5959

  noticiacapixabaes@gmail.com

 

Siga-nos no Facebook!

Notícia Capixaba

 

O Portal Notícia Capixaba é campeão de acessos no segmento de portais de notícias regionais e se esforça para atender o cidadão com o que há de mais profissional em informação.

 

© 2017 Notícia Capixaba. Todos os direitos reservados.