Menu

Notícia Capixaba - Navegação

Home Domingos Martins Especial

Especial


Ciclistas voluntários a serviço do próximo em Domingos Martins

O “Mão na Bike, Mão na Roda” permite que ciclistas voluntários levem pessoas com deficiência para passear

 

18.11.2017

 

 

Foto: Iago Miranda

Iago Miranda

 

Em busca de promover mais inclusão social, dois ciclistas de Domingos Martins criaram um projeto que reúne solidariedade e vida saudável. O “Mão na Bike, Mão na Roda” permite que ciclistas voluntários levem pessoas com deficiência para passear. A iniciativa, que ainda será lançada oficialmente, já ganhou repercussão nas redes sociais.

 

“Às vezes, olhamos para o esporte com um olhar de milhões: milhões de reais, de euros, de dólares. Para mim, a sensação de ajudar as crianças da APAE a sentir o ‘vento na cara’ de um pedal é inexplicável”, conta o dentista Felipe Rodrigo Simon, um dos criadores, junto do amigo, o servidor público Murilo Bravim.


O projeto consiste basicamente em construir, com ajuda de parceiros, adaptadores nas cadeiras de rodas para as bicicletas. Depois, com a devida segurança, é só trafegar pela cidade.

 

“Não tem preço sentir a adrenalina deles. São pessoas que talvez nunca sentiram isso”, comenta Murilo, que passeou na tarde de ontem com alguns usuários da APAE, que por sinal recebeu muito bem a proposta.

 

A presidente Rita de Cássia Noya Maciel Simões, 62, conta que a instituição já oferece serviços de psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia e terapia ocupacional, bem como aulas de artes, capoeira e equoterapia. Porém, iniciativas que fortaleçam as relações humanas entre sociedade e usuários são sempre bem-vindas.

 

“Fiquei simplesmente encantada, porque a APAE recebe muito apoio material, mas faltam as visitas. Nosso sonho é ver as pessoas nos procurando para fazer companhia a eles, oferecendo a presença e o carinho”, afirma Rita.


Dona Maria de Lourdes Freitas Colodino, mãe da jovem Eliete, 25, que frequenta a APAE, viu a filha dar algumas voltas acompanhada de Murilo, o que a deixou encantada.

 

“É muito bom para distrair. Minha filha adora passear”, revela Dona Maria, que mora há cerca de 30km do centro de Domingos Martins.

 

Outro que não perdeu tempo e estreou o projeto foi o pequeno Teodoro dos Reis Bermude, 9. “Foi muito legal e rápido. Parecia que nem uma montanha russa”, garante o garoto, sorridente, que não se contentou em ir apenas uma vez.

 

O lançamento oficial do projeto será dia 26, durante um pedal em Domingos Martins promovido pelo Rotary Club, que é um dos parceiros do projeto. Em breve, os fundadores esperam fornecer o mesmo serviço voluntário para cegos.

 

 

 

 

 

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

 

Comentários Facebook


Agora ficou mais fácil para você leitor,
sugerir pautas e interagir com o jornal.

 

  (28) 99938-5959

  noticiacapixabaes@gmail.com

 

Siga-nos no Facebook!

Notícia Capixaba

 

O Portal Notícia Capixaba é campeão de acessos no segmento de portais de notícias regionais e se esforça para atender o cidadão com o que há de mais profissional em informação.

 

© 2017 Notícia Capixaba. Todos os direitos reservados.