Menu

Notícia Capixaba - Navegação

Home Vargem Alta Cultura

Cultura


Presépio mecânico de Jaciguá há 61 anos encantando turista e moradores da Região

 

06.12.2017

 

 

Rael Sérgio

 

O Tradicional presépio mecânico do distrito de Jaciguá, que é um dos cartões postais de Vargem Alta, na região serrana do Estado, e foi criado em 1956, pelo artista e artesão, o irmão salesiano Agostinho Bastianello, continua encantando turistas e moradores da região que visitam o local.

 

Aos 88 anos, Agostinho continua ainda realizando manutenção no presépio. No local mágico que normalmente são estáticos, fazendo com que anjos desçam dos céus e pastores se ajoelhem aos pés de Jesus, conta com cerca de 130 figuras movimentadas, construídas em madeira, metal, gesso, lata e plástico, entre outros materiais.

 

O Presépio possui mais de 50 metros quadrados, e a obra artística foi construída artesanalmente, desde as mais simples figuras até os grandes mecanismos que as movimentam. Cachoeiras e lagos com água corrente, moinhos, montanhas e vales com pedras que complementam a fantasia.

 

E há mais de 58 anos, Ana Dalto, moradora do distrito vem cuidando do presépio, dando manutenção no complexo de sistema mecânico que movimenta todos os bonecos.

 

O Presépio está localizado em frente à Igreja São João Batista, e recebe visitas de todo o país. No local os visitantes assistem de perto as várias cenas do cotidiano das pessoas e passagens Bíblicas, como a anunciação à Virgem Maria e a ressurreição de Jesus Cristo.

 

Ceninhas no presépio mecânico

 

Onça ataca macaco – Em uma das cenas mais curiosas, o macaco desce a árvore para pegar as bananas. À espreita, uma onça prepara o melhor momento e o ataca, mas o primata consegue fugir, subindo a árvore rapidamente.

 

Céu e inferno – O inferno e o céu são representados por duas mesas rodeadas de pessoas. No inferno, ninguém consegue comer, pois a colher é muito comprida e todos são egoístas, só pensando em si. No céu, todos se alimentam, pois cada um usa a grande colher para servir ao próximo.

 

O curioso – Morando bem ao lado da manjedoura, onde acontece o Natal, vive o curioso. Ele abre a porta para ver o que está acontecendo. Olha, não vê nada de interessante e entra novamente, perdendo a oportunidade de participar do mais importante acontecimento da história.

 

Jogo de futebol – O presépio retrata o dia-a-dia dos moradores do interior, como as crianças brincando na gangorra, o ciclista, o sanfoneiro, o lenhador, o serrador de madeira e o jogo de futebol. Neste caso, a cena mostra o atacante chutando a bola e o goleiro pulando para tentar pegá-la.

 

Anjo agradece a oferta – Quem gostar da apresentação e decidir colaborar, depositando uma moedinha no ofertório, ainda é agraciado com um anjo que abre a porta da igreja, no topo do presépio, e faz um agradecimento.

 

 

 

 

 

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

 

Comentários Facebook


Agora ficou mais fácil para você leitor,
sugerir pautas e interagir com o jornal.

 

  (28) 99938-5959

  noticiacapixabaes@gmail.com

 

Siga-nos no Facebook!

Notícia Capixaba

 

O Portal Notícia Capixaba é campeão de acessos no segmento de portais de notícias regionais e se esforça para atender o cidadão com o que há de mais profissional em informação.

 

© 2017 Notícia Capixaba. Todos os direitos reservados.