Menu

Notícia Capixaba - Navegação

Home Espírito Santo BR-262

BR-262


Chuvas em 2017 ficam abaixo do esperado no Estado, aponta Incaper

 

10.01.2018

 

 

Em 2017 terminou com chuvas abaixo do normal na maior parte do Estado. O levantamento foi feito pela equipe de meteorologia do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

 

“Apenas alguns pontos do Espírito Santo se aproximaram das condições normais de chuva. Podemos citar o trecho Mucurici-Ecoporanga (Extremo Norte), especialmente devido às chuvas de dezembro; Ibitirama (Caparaó), que teve chuva um pouco acima da média; Guarapari (sul da Grande Vitória), que quase alcançou a média anual; e Pontal do Ipiranga (litoral de Linhares), que teve chuvas próximas à normalidade”, disse Hugo Ramos, meteorologista do Incaper. Nas demais regiões capixabas, a precipitação foi abaixo do esperado.

 

Foto: Portal Notícia Capixaba

“O Estado não fecha com chuvas dentro do normal, ou acima do esperado, desde o ano de 2013, que teve quase toda a sua precipitação acumulada apenas em dezembro”, acrescentou Bruce Pontes, que também é meteorologista do Incaper.

 

Apesar disso, as expectativas são boas. “Verificamos alguma precipitação apenas no finalzinho de 2017. Estamos caminhando para uma situação de normalidade, mas não quer dizer que essa chuva supre toda a necessidade dos locais mais afetados. Foram vários anos consecutivos de seca”, pontuou Ivaniel Foro Maia, que também atua na equipe de meteorologia do Incaper.

 

Temperaturas

 

Com relação às temperaturas, o levantamento mostrou que os termômetros estiveram dentro da normalidade ao longo de 2017: não fez mais calor do que o previsto, e nem mais frio do que o esperado. “Os dados mostram que, no geral, o Espírito Santo tem passado por anos consecutivos de temperaturas médias dentro do normal. De maneira geral, a anomalia observada na maioria das cidades capixabas foi de -0,5 °C. Tecnicamente, isso significa que as temperaturas mantiveram-se dentro do normal no Estado”, explicou Ramos.

 

 

 

 

 

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

 

Comentários Facebook


Agora ficou mais fácil para você leitor,
sugerir pautas e interagir com o jornal.

 

  (28) 99938-5959

  noticiacapixabaes@gmail.com

 

Siga-nos no Facebook!

Notícia Capixaba

 

O Portal Notícia Capixaba é campeão de acessos no segmento de portais de notícias regionais e se esforça para atender o cidadão com o que há de mais profissional em informação.

 

© 2017 Notícia Capixaba. Todos os direitos reservados.