Menu

Notícia Capixaba - Navegação

Home Marechal Floriano Economia

Economia


Produção de uva: uma nova aposta para Marechal Floriano

 

25.01.2018

 

 

Foto: Incaper/Secom

 

 

O cultivo da videira tem se tornado uma atividade praticada por cada vez mais produtores rurais do Espírito Santo. E o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão rural (Incaper) realiza diversas ações a fim de capacitar os agricultores de base familiar do Estado com relação aos tratos, técnicas e manejos mais adequados para a produção.

 

Tanto que foi realizado na última sexta (22), em Marechal Floriano, o 3° Dia de Campo sobre a Cultura da Videira. A ação foi no Sítio Santo Antônio, de propriedade do agricultor Antônio Rigoni, no Trevo de Paraju, em Marechal Floriano.

 

Foto: Incaper/Sem

O dia de campo atraiu cerca de 110 participantes, entre produtores, técnicos e outros interessados no assunto. O extensionista do Incaper Ubaldino Saraiva deu início aos trabalhos. Ele agradeceu a presença de todos e falou sobre a importância do cultivo da videira na Região: “A uva tem um papel de grande importância na diversificação da agricultura familiar de Marechal Floriano, e isso é um atrativo para o agroturismo da Região”, disse.

 

Na ocasião, foram discutidos diversos aspectos técnicos relacionados ao cultivo da videira. O engenheiro agrônomo Braitener Luiz Giorgines Andrade, Coordenador de Pesquisa e Desenvolvimento de Mercado da Agrocete no Brasil e Mercosul, falou da importância da nutrição, calagem e adubação da videira. O produtor rural representante da Associação dos Produtores de Inhame São Bento do Espírito Santo (APISBES) Jandir Gratleri fez a apresentação de resultado no pomar da videira do ano anterior. E o pesquisador do Incaper, doutor em fitopatologia, Hélcio Costa abordou questões relacionadas ao manejo e controle de doenças da videira.

 

Autoridades, como o prefeito em exercício de Marechal Floriano, Junior Lovatti, e o secretário municipal de agricultura, Sérgio Stein, além do diretor-técnico do Incaper, Mauro Rossoni Junior, também participaram do dia de campo. “O Incaper está à disposição dos agricultores capixabas, a fim de fortalecer a agricultura familiar do nosso Estado”, disse Mauro.

 

As ações de capacitação já estão previstas para o ano que vem. Segundo o extensionista do Incaper Ubaldino Saraiva, mais um dia de campo sobre o cultivo da videira será realizado em Marechal Floriano. “Desta vez, será na propriedade do senhor Sereno Rubert. Está marcado para o dia 11 de janeiro de 2019, no distrito de Victor Hugo”, antecipou.

 

 

 

 

 

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

 

Comentários Facebook


Agora ficou mais fácil para você leitor,
sugerir pautas e interagir com o jornal.

 

  (28) 99938-5959

  noticiacapixabaes@gmail.com

 

Siga-nos no Facebook!

Notícia Capixaba

 

O Portal Notícia Capixaba é campeão de acessos no segmento de portais de notícias regionais e se esforça para atender o cidadão com o que há de mais profissional em informação.

 

© 2017 Notícia Capixaba. Todos os direitos reservados.