Menu

Notícia Capixaba - Navegação

Home Cachoeiro de Itapemirim Geral

Geral


Forte chuva causa estragos em Soturno e Sambra, e Defesa Civil orienta sobre período chuvoso em Cachoeiro

 

09.03.2018

 

 

Cachoeiro de Itapemirim, assim como boa parte do Espírito Santo, passa por um período de maior volume de chuvas nos últimos dias, e a previsão é de que continue chovendo até domingo (11). De acordo com a Defesa Civil Municipal, não há necessidade de grande alarde, mas a população deve ficar atenta.

 

Segundo o órgão, foi registrado acúmulo de 15 mm de chuvas nas últimas 12h na sede de Cachoeiro e 49 mm no interior, e o nível do rio Itapemirim está 1,18 m acima do normal. Os moradores de áreas mais baixas, próximas do rio, devem observar as alterações do curso de água. 

 

Também é preciso ficar atento a sinais como árvores tombadas, estalos fortes em estruturas e afundamento de solo, que podem ser prenúncios de desastres naturais.

 

"Estamos monitorando a situação de Cachoeiro e dos municípios próximos. A previsão é de chuvas entre moderadas e fortes para os próximos dias, mas o volume está dentro do esperado para o período. Tendo isso em vista, fazemos as recomendações como precaução", destaca o coordenador da Defesa Civil de Cachoeiro, Francisco Inácio Daroz.

 

Ocorrências

 

A Defesa Civil recebeu quatro ocorrências nas últimas horas, todas elas concentradas no interior. No distrito de Soturno, houve alagamento em Santo Antonio, afetando uma casa, um muro desabou e uma árvore está em risco na localidade de Sambra e outro muro está em risco em Moulais. Ocorreu ainda a queda de barreira na rodovia Gumercindo Moura Nunes (ES 164, Soturno X Vargem Alta). Não há vítimas. (Foto: Secom/PMCI)

Em caso de novas ocorrências, a Defesa Civil deve ser acionada pelos telefones 199 e (28) 98814-3497.

 

Orientações da Defesa Civil para evitar problemas decorrentes das chuvas

 

- Providencie a poda ou corte de árvores próximas a residências com risco de queda. A prefeitura realiza a poda de árvores localizadas nos espaços públicos.

 

- Não acumule lixo nem entulhos nas ruas. Com a chuva, os mesmos vão parar nos bueiros, obstruindo a passagem das águas, ocasionando o alagamento. Além disso, o lixo em vias públicas ou barreiras aumenta o peso e o perigo de deslizamento.


- Verifique as condições de segurança de sua casa: atenção para trincas rachaduras em teto, paredes e pisos, afundamento de terreno e rompimento de tubulação. Nesses casos, procure imediatamente a Defesa Civil.


- Não construa próximo a córregos. Não construa em cima ou embaixo de barrancos que possam deslizar, carregando ou soterrando sua casa.

 

- Evite desmatar os morros, pois sem vegetação o solo fica sujeito a deslizamentos.
- Não faça cortes nos terrenos de encostas sem licença da prefeitura.

 

- Em morros e encostas, não plante bananeiras e outras plantas de raízes curtas porque as raízes dessas árvores não fixam o solo e aumentam os riscos de deslizamento. Em morros e encostas não plante mamão, fruta-pão, jambo, coco, banana, jaca e árvores grandes, pois acumulam água no solo e provocam quedas de barreiras.

 

- Fique atento para os sinais de perigo, como árvores, paredes, postes ou muros inclinados, portas e janelas emperradas e paredes com trincas ou barrigas.
Rochas também são muito perigosas, especialmente se estiveram muito expostas na terra, em local sem vegetação e acima de sua casa.

 

- Se estiver chovendo forte ou trovejando, fique dentro de sua casa ou procure um lugar onde você possa se abrigar, desde que não seja uma área de risco. Evite viajar durante chuvas fortes e nunca dirija por estradas alagadas. Se notar que seu carro poderá ser arrastado pelas águas, pare, abandone o veículo e procure um local seguro.

 

 

 

 

 

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

 

Comentários Facebook


Agora ficou mais fácil para você leitor,
sugerir pautas e interagir com o jornal.

 

  (28) 99938-5959

  noticiacapixabaes@gmail.com

 

Siga-nos no Facebook!

Notícia Capixaba

 

O Portal Notícia Capixaba é campeão de acessos no segmento de portais de notícias regionais e se esforça para atender o cidadão com o que há de mais profissional em informação.

 

© 2017 Notícia Capixaba. Todos os direitos reservados.