Menu

Notícia Capixaba - Navegação

Home Alfredo Chaves Turismo

Turismo


Torta de palmito: uma receita de séculos na mesa dos alfredenses

 

26.03.2018

 

 

Foto: PAC/Secom

 

A culinária capixaba conta com uma vasta opção de pratos típicos, resultado da nossa herança cultural, trazida pelos colonizadores europeus, índios e africanos.

 

Um exemplo é a torta capixaba de palmito, que em Alfredo Chaves não poderia ser diferente. Evidente na Semana Santa, período em que boa parte dos cristãos ficam em abstinência de carne vermelha, o sacrifício acaba sendo compensado pela tradição de apreciar a torta capixaba. O prato é praticamente obrigatório na mesa de todas as famílias alfredenses.

 

Quem entende da receita que está na família desde a bisavó; é a servidora pública, Magda Escandiani. Ela afirma que é o 4º ano recebendo encomendas. Desde então, a alfresense prendada  se organiza no final de semana que antecede a Páscoa, para preparar os pedidos dos clientes que são vizinhos, amigos e colegas de trabalho.

 

“Gosto muito de cozinhar e fazer diversos tipos de receitas. Então resolvi unir o útil ao agradável para fazer uma renda extra e complementar o orçamento familiar. Acredito que meus clientes ficam satisfeitos, porque sempre voltam a encomendar”, comemorou.

 

Foto: PAC/Secom

Magda disse ainda que as tortas mais pedidas são as de palmito com bacalhau, porém também atende a outros recheios, conforme o gosto, como por exemplo, frutos do mar. A média de preço é de R$ 50,00 o quilo.

 

Segundo o Secretário de Turismo e Cultura do município, Fernando Volponi, por ocasião da Semana Santa, a típica torta de palmito é mesmo o prato tradicional da época, em Alfredo Chaves. “Ela é feita em todas as casas, porém, independente do credo religioso, a tradição secular sempre fala mais alto.

 

Veja a receita: 

 

Ingredientes

- 500g de palmito cozido e exprimido

- 400g bacalhau desfiado e dessalgado

- 09 avos

- Uma Cebola, quatro dentes de alho,

- Azeite, azeitona, coentro, cebolinha verde, salsa,

 - Sal a gosto;


Modo de Preparo

 

Reforgue o palpito e o bacalhau com o alho, a cebola picada e o azeite. Misture tudo e meixa sempre para não queimar. Deixe no fogo por 10 minutos. Depois bata 4 ovos, misture tudo e desligue o fogo.

 

Unte um refratário com azeite, coloque o preparo, decore com rodelas de cebolas e azeitonas e finalize com 5 cinco ovos batidos. Leve ao forno e asse por aproximadamente 40 minutos.  

 

Uma receita tem o rendimento para 06 pessoas.

 

 

 

 

 

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

 

Comentários Facebook


Agora ficou mais fácil para você leitor,
sugerir pautas e interagir com o jornal.

 

  (28) 99938-5959

  noticiacapixabaes@gmail.com

  noticiacapixaba@noticiacapixaba.com

  redacao@noticiacapixaba.com

 

Siga-nos no Facebook!

Notícia Capixaba

 

O Portal Notícia Capixaba é campeão de acessos no segmento de portais de notícias regionais e se esforça para atender o cidadão com o que há de mais profissional em informação.

 

© Notícia Capixaba. Todos os direitos reservados.

Produção / Cadetudo Soluções Web