Menu

Notícia Capixaba - Navegação

Home Venda Nova do Imigrante Polícia

Polícia


Criminosos usam aplicativo WhatsApp para aplicar golpes em Venda Nova

 

12.06.2018

 

 

Mensagem oferece carros baratos, carteiras de habilitação e retirada de multas do sistema (Foto:Divulgação/Ilustrativa - Informação da Rádio FMZ)

 

Um golpe usando o nome do  Departamento Estadual de Trânsito (Detran) voltou a circular nas redes sociais. A história começa com uma mensagem de WhatsApp que, supostamente, foi enviada para o destinatário errado. Um morador de Venda Nova do Imigrante recebeu o texto em que um criminoso  passa-se por funcionário do Detran e oferece veículos e motos que supostamente iriam para leilão. Os preços vão de R$ 2 mil a R$ 7 mil. 

 

Na mensagem, que era enviada de forma "enganada" para a vítima, o golpista diz ainda que conseguiu retirar multas do sistema e que está vendendo os carros na "calada", por isso é preciso sigilo. O número utilizado pelo falsário tem o DDD 28, que abrange a Região Serrana do Estado. "Recebi esse texto, que parece um golpe, e acho que devo chamar a polícia", disse o morador.  

 

A mensagem, na íntegra e sem correções, diz o seguinte: "E aí rapaz, tudo bem, é o Ivanildo do Detran já retirei suas multas do sistema, amanhã pode vim busca seu veículo e eu também estou com 3 motos do leilões e 3 carros todos completo funcionando normal mais estamos vendendo na calada blz eu quero sigilo os carros de 7 Mil e as motos 2 Mil todos eu entrego quitado no nome do comprado pois eu aguardo vc amanha ate as 17:00 horas blz também vou está fazendo 5 CNH categoria AB reconhecida no sistema valor 1.200 só peço sigilo bom dia...."

 

A ideia era fazer com que quem recebesse a "mensagem errada" procurasse os criminosos e, em troca dos benefícios de compra mais barata, fizessem um depósito antecipado para garantir a aquisição do veículo.  

 

Mas o golpe já circula há alguns meses e está sendo investigado. Em fevereiro, a Secretaria de Estado de Segurança (Sesp) fez uma coletiva e informou que tudo não passava de uma trapaça para extorquir dinheiro daqueles que recebem a mensagem de texto. 

 

Em várias partes do país

 

Essa forma de extorsão já ganhou versões em várias partes do Brasil. Numa busca rápida pela internet, é possível ver variações do golpe no Amazonas, em Roraima, Bahia e Paraíba. Nas mensagens, as informações são basicamente as mesmas, mudando apenas o nome do funcionário que oferece os veículos. 

 

 

 

 

 

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

 

Comentários Facebook


Agora ficou mais fácil para você leitor,
sugerir pautas e interagir com o jornal.

 

  (28) 99938-5959

  noticiacapixabaes@gmail.com

 

Siga-nos no Facebook!

Notícia Capixaba

 

O Portal Notícia Capixaba é campeão de acessos no segmento de portais de notícias regionais e se esforça para atender o cidadão com o que há de mais profissional em informação.

 

© 2017 Notícia Capixaba. Todos os direitos reservados.