Menu

Notícia Capixaba - Navegação

Home Domingos Martins Cultura

Cultura


Biblioteca de Domingos Martins recebe prêmio internacional por projeto de alfabetização digital para mulheres

 

18.07.2018

 

 

A Biblioteca Municipal Argentina Lopes Tristão é destaque novamente com a conquista de mais um prêmio internacional pelo desenvolvimento de um projeto que une educação e saúde. A instituição martinense foi a única brasileira a vencer o 11º Prêmio para Inovação nas Bibliotecas Públicas EIFL por seu trabalho de empoderamento digital voltado para as mulheres, desenvolvido desde 2015.

 

Foto: PDM/Secom

O projeto teve início com a parceria firmada entre a biblioteca e a ONG Recode, organização que possui o objetivo de formar jovens autônomos, conscientes e habilitados para transformar o mundo com o uso da tecnologia.

 

O recorte no empoderamento de mulheres resultou na criação de um curso de alfabetização digital exclusivamente para elas. Mais tarde o projeto foi remodelado para atender também às pacientes do programa Saúde Mental, da Secretaria de Saúde.

 

 “No decorrer de dois meses, observamos que o curso de informática foi além do planejado e se tornou um recurso terapêutico para essas mulheres”, conta Ana Maria da Silva, responsável pelo projeto.

 

A psicóloga Solange Lucena, que acompanhava as pacientes, relatou que a parceria proporcionou a oportunidade de as mulheres conquistarem aprendizados diversos, inclusive em questões que elas não se julgavam capazes. “Para algumas foi difícil encarar o desafio, mas quando conseguiram se abrir para o novo perceberam o quanto eram capazes. Ao término do curso elas estavam mais confiantes e motivadas a dar continuidade aos estudos. Era visível a felicidade e um novo brilho no olhar de cada uma”.

 

Além do empoderamento das mulheres, outra conquista do projeto foi a capacitação dos jovens que se tornaram professores do curso. O Centro de Integração Escola Empresa do Espírito Santo (CIEE) já atua no município de Domingos Martins com o programa Adolescente Aprendiz. Formado em sua maioria por jovens estudantes de classe baixa, eles foram treinados para ministrar as aulas e utilizar a tecnologia para mudar suas realidades.

 

Premiação 

 

O prêmio Inovação nas Bibliotecas Públicas é promovido pela Electronic Information for Libraries (EIFL), uma organização que trabalha junto às bibliotecas para promover o acesso ao conhecimento para o desenvolvimento sustentável das comunidades. Em 2018, a Biblioteca Municipal Argentina Lopes Tristão foi uma das vencedoras e trouxe para Domingos Martins o reconhecimento internacional e o prêmio de 1,5 mil dólares. A premiação será utilizada para desdobrar o projeto, que agora entrará em uma nova fase.

 

Em junho a Biblioteca Municipal promoveu um encontro para oficializar a entrega do prêmio. Além das mulheres participantes e dos jovens professores, a solenidade contou com a participação de autoridades, lideranças locais e representantes de instituições parceiras do projeto como o Rotary Club de Domingos Martins e a Promotoria de Justiça do município.

 

 

 

 

 

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

 

Comentários Facebook


Agora ficou mais fácil para você leitor,
sugerir pautas e interagir com o jornal.

 

  (28) 99938-5959

  noticiacapixabaes@gmail.com

  noticiacapixaba@noticiacapixaba.com

  redacao@noticiacapixaba.com

 

Siga-nos no Facebook!

Notícia Capixaba

 

O Portal Notícia Capixaba é campeão de acessos no segmento de portais de notícias regionais e se esforça para atender o cidadão com o que há de mais profissional em informação.

 

© Notícia Capixaba. Todos os direitos reservados.

Produção / Cadetudo Soluções Web