Menu

Notícia Capixaba - Navegação

Home Domingos Martins Meio Ambiente

Meio Ambiente


Projeto Uruçu Capixaba discute importância das abelhas na conservação da natureza, em Domingos Martins

 

08.08.2018

 

 

Projeto terá estande na II Feira do Meio Ambiente de Domingo Martins com palestras e exposição de atividades de preservação ambiental - Foto: Divulgação

 

A importância das abelhas nativas na conservação da natureza será o foco das ações do Projeto Uruçu Capixaba durante a segunda edição da Feira do Meio Ambiente de Domingos Martins (região de montanhas do Espírito Santo), que acontecerá entre os dias 16 e 19 deste mês. Com patrocínio da Petrobras, o projeto atua na preservação de espécies nativas de abelhas, principais responsáveis pela polinização de plantas e manutenção das florestas. O Ibramar (Instituto Brasileiro do Mar) terá um estande sobre o projeto na feira, além de promover uma palestra aberta ao público sobre o papel do inseto na natureza.

 

O engenheiro florestal do Ibramar, Guilherme Diniz, vai abordar o tema “Conservação de Abelhas Nativas”, um dos objetivos do projeto Uruçu Capixaba – que vai traçar estratégias para a preservação dos insetos, com destaque para a Melipona capixaba, cujo nome popular dá nome à iniciativa. “Será mais uma excelente oportunidade de apresentar nossas atividades à sociedade e destacar a importância de preservar a Melipona capixaba, que é muito importante para o ecossistema da região devido à sua grande capacidade de polinização”, avaliou Jucenio Mauro Romagna, diretor-presidente do Ibramar.

 

A segunda edição da feira terá como tema a “Água”, tendo como objetivo conscientizar a população local sobre cuidados com o meio ambiente, e neste ano, mais especificamente sobre a água, e contará com a participação de associações, ONGs, empresas, institutos e entidades ligadas à área. A conservação dos recursos hídricos tem relação direta com a preservação das florestas que, por sua vez, dependem do “trabalho” feito pelas abelhas, polinizando as plantas, completando o ciclo de vidas das espécies. As abelhas também são fundamentais na recuperação de áreas degradadas, outra preocupação do Projeto Uruçu Capixaba.

 

Durante a II Feira do Meio Ambiente, o público também poderá conferir outros trabalhos produzidos por estudantes e organizações ambientais, projetos desenvolvidos no município que visam à proteção dos ecossistemas existentes na região, além de estandes informativos. Ao longo dos últimos quatro meses, o projeto Uruçu Capixaba já organizou palestras em escolas, além de ações de conservação ambiental, como o plantio de mudas de árvores nativas na região. A feira é organizada pela administração municipal com a participação diversas entidades, entre eles, o Ibramar.

 

 

 

 

 

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

 

Comentários Facebook


Agora ficou mais fácil para você leitor,
sugerir pautas e interagir com o jornal.

 

  (28) 99938-5959

  noticiacapixabaes@gmail.com

  noticiacapixaba@noticiacapixaba.com

  redacao@noticiacapixaba.com

 

Siga-nos no Facebook!

Notícia Capixaba

 

O Portal Notícia Capixaba é campeão de acessos no segmento de portais de notícias regionais e se esforça para atender o cidadão com o que há de mais profissional em informação.

 

© Notícia Capixaba. Todos os direitos reservados.

Produção / Cadetudo Soluções Web