Menu

Notícia Capixaba - Navegação

Home Venda Nova do Imigrante Especial

Especial


Campanha procura doador compatível para o bebê Rafael que precisa transplante de medula óssea

 

30.09.2018

 

 

Foto: Divulgação - Com informação da Rádio FMZ

 

O pequeno Rafael Belizário da Silva  precisa de ajuda para encontrar um doador de medula óssea compatível. A criança, que tem 1 ano e 4 meses,  está internada no Hospital Infantil de Vitória, com uma doença rara, chamada aplasia medular, que altera o funcionamento da medula, que é responsável pela produção de sangue. Quando essa produção é comprometida, há alterações e baixas de hemácias, plaquetas e leucócitos. 

 

Há cerca de três meses, os pais da criança, que moram na Vila Betânea, em Venda Nova do Imigrante,  começaram a notar várias manchinhas vermelhas em todo o corpo do menininho. Um sintoma que poderia ser uma doença comum em crianças, no entanto, apontou para o grave distúrbio. 

 

A cada dois dias, Rafael precisa receber uma bolsa de sangue para manter em nível seguro a contagem das células sanguíneas. A melhor chance de cura, segundo os médicos, é o transplante de medula. O pai do menininho, Pedro Duarte da Silva, disse os médicos revelaram que a doença é rara e que nunca tinham visto em uma criança tão jovem. 

 

"Há uma medicação que pode ter bons resultados. Uma criança de sete anos, que está internada no mesmo quarto que o Rafael está usando e melhorando.  Mas, como o Rafael é muito pequenininho, os médicos estão receosos em usar o remédio, que é muito forte".


A opção, segundo o pai, é o transplante de medula óssea. "Estamos buscando um doador compatível. Todo mundo aqui em casa, parentes, amigos, já fizeram o exame e ninguém tem compatibilidade. Também estão sendo feitas buscas nos bancos de dados. Temos muita fé de que vamos encontrar".

 

Achar um doador de medula ósse compatível não é tarefa fácil. Um em cada cem mil. Por isso, quanto mais gente se colocar à disposição, mais fácil fica encontrar alguém que possa doar. E fazer a doação é muito fácil. É só fazer uma coleta normal de sangue. 

 

SOLIDARIEDADE

 

O motorista de caminhão Paulo Loyola está  à frente de uma campanha para encontrar pessoas dispostas a fazer a doação. Segundo ele, várias pessoas abraçaram a iniciativa e estão dispostas a doar. Eles tentam, agora, viabilizar ônibus para a viagem até Vitória ou que o Hemoes envie uma unidade de coleta para Venda Nova.

 

"Quanto mais gente doar, mais a gente pode salvar vidas. Pode não ser compatível com o Rafael, mas ser com o de outra criança, outro adulto. É tão simples e pode fazer tanta diferença", diz. 

 

COMO DOAR

 

A disponibilidade para a doação de medula óssea pode ser feita em qualquer hoemocentro cadastrado no Inca. Em Vitória, é possível doar no Hemoes, que fica em Maruípe, ao lado do Hospital Santa Rita e do Hucam. Após doar o sangue, as informações são remetidas para um banco de dados universal.  O local está aberto de domingo a domingo, entre 7h e 18h. 

 

 

 

 

 

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

 

Comentários Facebook


Agora ficou mais fácil para você leitor,
sugerir pautas e interagir com o jornal.

 

  (28) 99938-5959

  noticiacapixabaes@gmail.com

 

Siga-nos no Facebook!

Notícia Capixaba

 

O Portal Notícia Capixaba é campeão de acessos no segmento de portais de notícias regionais e se esforça para atender o cidadão com o que há de mais profissional em informação.

 

© 2017 Notícia Capixaba. Todos os direitos reservados.