Menu

Notícia Capixaba - Navegação

Home Cachoeiro de Itapemirim Geral

Geral


Transparência na gestão pública é tema de evento em Cachoeiro

 

23.11.2018

 

 

Na próxima quinta-feira (29), será realizada em Cachoeiro a 1ª Conferência de Transparência e Controle Social, no auditório da escola Zilma Coelho Pinto (antiga Campanha), bairro Ferroviários, das 13h30 às 16h30.

 

Promovido pela Ouvidoria Geral do Município, em parceria com a Escola do Servidor, da Secretaria Municipal de Administração, o evento terá como palestrante convidado o especialista em gestão pública Edmar Camata, que já foi membro do Conselho Estadual de Transparência Pública e Combate à Corrupção e secretário-geral da ONG Transparência Capixaba.

 

O evento tem como principal objetivo incentivar a participação do cidadão na gestão pública pela via da transparência. Além disso, vai marcar as comemorações pelo aniversário da Lei de Acesso à Informação (Lei 12.527), que foi promulgada em 18 de novembro de 2011, e pelo Dia Internacional contra a Corrupção, que será lembrado dia 9 de dezembro.

 

A conferência é aberta ao público em geral, e foram convidados representantes de municípios vizinhos e servidores municipais de Cachoeiro.

 

“A participação popular é essencial, pois o exercício da cidadania inclui conhecer seus direitos, deveres e exercê-los, corretamente. Quanto mais informada for a população, melhores condições terá para exercer o controle social, dialogando e contribuindo com a gestão pública municipal”, afirma a ouvidora municipal Kédyma Marques. 

 

Transparência ativa

 

Em Cachoeiro, as principais informações sobre a administração pública municipal estão disponíveis no Portal da Transparência, no endereço transparencia.cachoeiro.es.gov.br. 

 

A atual versão foi lançada há pouco mais de um ano, garantindo avanços importantes para o acesso a dados da prefeitura. Com essa plataforma, Cachoeiro saltou da 34ª para a 6ª posição no ranking  dos portais da transparência das prefeituras capixabas, elaborado pelo Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES). 

 

O portal conta com funcionalidades importantes para torná-lo acessível a pessoas com dificuldades motoras, visuais ou auditivas, incluindo ferramentas para aumento e redução de tamanho de fonte, controle de contraste e atalhos de teclado.

 

Lei de Acesso à Informação

 

A Lei nº 12.527/2011, conhecida como Lei de Acesso à Informação (LAI), regulamenta o direito, previsto na Constituição, de qualquer pessoa solicitar e receber dos órgãos e entidades públicos, de todos os entes e Poderes, informações públicas por eles produzidas ou custodiadas.

 

 

 

 

 

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

 

Comentários Facebook


Agora ficou mais fácil para você leitor,
sugerir pautas e interagir com o jornal.

 

  (28) 99938-5959

  noticiacapixabaes@gmail.com

 

Siga-nos no Facebook!

Notícia Capixaba

 

O Portal Notícia Capixaba é campeão de acessos no segmento de portais de notícias regionais e se esforça para atender o cidadão com o que há de mais profissional em informação.

 

© 2017 Notícia Capixaba. Todos os direitos reservados.