Menu

Notícia Capixaba - Navegação

Home Marechal Floriano Saúde

Saúde


Prefeitura de Marechal esclarece questões financeiras que envolve o Hospital de Domingos Martins

 

11.01.2019

 

 

A Prefeitura de Marechal Floriano, através da Secretaria Municipal de Saúde, tem um acordo de pactuação, Programação Pactuada e Integrada (PPI), entre os gestores dos municípios de Domingos Martins e de Marechal Floriano, para que o Hospital e Maternidade Arthur Gerhardt (HMAG) seja a referência de vários atendimentos, tais como consultas, exames, procedimentos especializados e internações, para os nossos munícipes.

 

Hospital e Maternidade Arthur Gerhardt (HMAG) - Foto: portal Notícia Capixaba - Informação da PMF/Secom

Segundo secretário Municipal de Saúde de Marechal Floriano, no período compreendido, entre janeiro à novembro de 2018, de acordo com o Sistema de Informação Tabnet, foram realizadas no Hospital e Maternidade Arthur Gerhardt (HMAG), 658 internações de usuários residentes em Marechal Floriano, com Autorização de Internação Hospitalar (AIH), sendo 72 atendimentos eletivo e 586 de urgência, gerando um total de R$ 324.492,47. Foram realizados também neste mesmo período, 98 partos cesáreas e 45 partos normais das munícipes de Marechal Floriano. De um total de internações do HMAG de todos os municípios, as da prefeitura de Marechal Floriano correspondem a um percentual de 28,65% das internações. A AIH é o instrumento de registro utilizado por todos os gestores e prestadores de serviços do SUS, que apresenta como característica, a proposta de pagamento por valores fixos dos procedimentos médico hospitalares onde estão inseridos os materiais que devem ser utilizados.

 

A Secretaria Estadual de Saúde, repassa os valores referentes a esses procedimentos executados para a Secretaria Municipal de Saúde de Domingos Martins, que possui um contrato firmado com o HMAG. O contrato da Prefeitura de Marechal Floriano já está incluído no contrato da Prefeitura de Domingos Martins. Portanto, de acordo com os percentuais apresentados, comprova-se que os valores estão sendo repassados implicitamente do município de Marechal Floriano para o Hospital de Domingos Martins na forma da lei.

 

Em entrevista o prefeito de Marechal Floriano Cacau Lorenzoni, acrescentou que o hospital deveria atender ao município, não somente Domingos Martins, pois recebe recursos do Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Saúde que repassa os valores referentes aos procedimentos executados conforme o acordo de pactuação (Programação Pactuada e Integrada- PPI), firmado entre os gestores dos municípios de Domingos Martins e de Marechal Floriano. Lembra também que seu município possui o Centro de Saúde Ary Ribeiro da Silva com um Pronto Atendimento que fica 24 horas aberto para atendimentos e cerca de 80% dos atendimentos são de pacientes de vários municípios, inclusive moradores de Domingos Martins. Vale ressaltar que quando ocorrem chamados de emergência na BR 262 o Centro de Saúde Ary Ribeiro da Silva é referencia para os primeiros atendimentos, através do 4º Batalhão Corpo de Bombeiros e do SAMU.

 

 

 

 

 

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

 

Comentários Facebook


Agora ficou mais fácil para você leitor,
sugerir pautas e interagir com o jornal.

 

  (28) 99938-5959

  noticiacapixabaes@gmail.com

  noticiacapixaba@noticiacapixaba.com

  redacao@noticiacapixaba.com

 

Siga-nos no Facebook!

Notícia Capixaba

 

O Portal Notícia Capixaba é campeão de acessos no segmento de portais de notícias regionais e se esforça para atender o cidadão com o que há de mais profissional em informação.

 

© Notícia Capixaba. Todos os direitos reservados.

Produção / Cadetudo Soluções Web