Menu

Notícia Capixaba - Navegação

Home Cachoeiro de Itapemirim Geral

Geral


Riscos de incêndio são maiores com tempo seco, em Cachoeiro

Além de ser uma prática perigosa, atear fogo no lixo e em terrenos é crime ambiental

 

14.01.2019

 

 

O tempo seco em Cachoeiro aumenta consideravelmente os riscos de incêndios e queimadas. Por isso, a Defesa Civil e a Secretaria de Meio Ambiente (Semma) do município orientam os moradores a combaterem práticas como a queima de lixo em casa ou na rua e de vegetação em terrenos baldios. 

 

“É um risco muito grande. Como a vegetação está seca, o vento faz o fogo se propagar com muita facilidade e é grande a possibilidade de se perder o controle das chamas, desencadeando um incêndio de grandes proporções”, alerta o coordenador da Defesa Civil, coronel Francisco Daroz, ressaltando que nos últimos dias foram registrados focos de incêndio no bairro Gilberto Machado e na região entre o Campo Leopoldina e no Zumbi. 

 

Além disso, atear fogo no lixo e em terrenos é considerado crime ambiental, previsto na lei federal nº 9.605/1988. A proibição se aplica, também, às áreas particulares. As infrações são penalizadas, ainda, por legislações municipais correlatas.

 

Foto: PMCI/Secom

O secretário de Meio Ambiente de Cachoeiro, Milas Alves, reforça a importância da colaboração da população. “Ela pode fazer sua parte não queimando restos de comida, plástico, papel, papelão e móveis quebrados, entre outros materiais descartados”, explica.

 

Há, ainda, o problema da poluição. “Por meio desse processo de queima, são jogados na atmosfera resíduos tóxicos, que podem causar danos à saúde humana e animal”, salienta.

 

A Semma orienta que esses casos devem ser denunciados ao setor de fiscalização ambiental pelo número 156, da Ouvidoria Geral do município, ou pelo telefone 3155-5228.

 

Outros canais de denúncia são a Polícia Ambiental (3521-3358), o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

 

Já a Defesa Civil do município ressalta que, se um munícipe vir um foco de fumaça ou fogo, deve entrar em contato com o Corpo de Bombeiros (193). 

 

 

 

 

 

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

 

Comentários Facebook


Agora ficou mais fácil para você leitor,
sugerir pautas e interagir com o jornal.

 

  (28) 99938-5959

  noticiacapixabaes@gmail.com

 

Siga-nos no Facebook!

Notícia Capixaba

 

O Portal Notícia Capixaba é campeão de acessos no segmento de portais de notícias regionais e se esforça para atender o cidadão com o que há de mais profissional em informação.

 

© 2017 Notícia Capixaba. Todos os direitos reservados.