Menu

Notícia Capixaba - Navegação

Home Cachoeiro de Itapemirim Saúde

Saúde


Dez bairros de Cachoeiro recebem ação de bloqueio contra dengue

Trabalho é realizado depois de notificação de casos confirmados

 

15.01.2019

 

 

Nesta semana, a equipe de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde (Semus) de Cachoeiro visita os bairros Parque Laranjeiras, Gilson Carone, São Francisco de Assis, Zumbi, Paraíso, Santo Antônio, Aquidaban, Vila Rica, Coramara e Marbrasa para a realização do trabalho de bloqueio de transmissão de dengue e chikungunya.

 

A ação preventiva, que inclui uso de inseticida, é feito de acordo com as notificações de casos suspeitos ou diagnosticados das doenças registradas no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), que permite a identificação da realidade epidemiológica de cada área do município.

 

De acordo com a Vigilância Ambiental, o monitoramento é constante. Quando se é verificado um bairro com um caso confirmado de dengue, o trabalho de bloqueio é direcionado para o local em, no máximo, 48 horas. No combate, é utilizado o equipamento chamado de UBV Leve (Ultra Baixo Volume), com o qual os agentes aplicam pulverizantes do lado externo das residências para matar o mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti.

 

Ainda de acordo com a Vigilância, a principal forma de evitar a transmissão de doenças como dengue e chikungunya é manter o controle absoluto sobre os criadouros. Nesta época do ano, a combinação de altas temperaturas e chuvas favorece a reprodução do mosquito. Sendo assim, é essencial implementar medidas de higiene e saneamento para ajudar a prevenir a doença.

 

“Com a chegada do verão, é importante que a população fique atenta aos cuidados para evitar a manifestação do Aedes em suas casas e bairros. Mesmo que o trabalho de combate à dengue seja permantente no município, com visitas domiciliares por agentes de endemias e eliminação de focos do mosquito, é muito importante essa colaboração”, explica Fábio Gava, gerente de Vigilância Ambiental da Semus.

 

 Cuidados para combater o mosquito 

 

- Escolha um dia da semana para fazer uma vistoria na casa, principalmente no quintal, e que seja sempre repetida no mesmo dia da semana, pois o ciclo de um mosquito de proliferação em torno de 7 a 10 dias. Essa verificação contribui no combate, prevenção eliminação de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti.

- Não permita o acumulo de água em recipientes (aguá estagnada é a área mais comum de reprodução do mosquito);

- Manter limpos e com areia os potes de plantas e flores em uso;

- Ficar atento a aparelhos de refrigeração que usem água, lembre-se de esvaziar e limpar a água regularmente, mesmo quando não estiver em uso.

- Latas de lixo, sempre tampadas;

- Não deixar entulho no quintal ou nas ruas e eliminar diariamente a água parada;

- Tapar os ralos pouco usados com um plástico, jogando água sanitária no cano duas vezes por semana;

- Diminuir o número de bebedouros de cães, gatos e passarinhos e manter o aquário limpo e fechado.

 

 

 

 

 

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

 

Comentários Facebook


Agora ficou mais fácil para você leitor,
sugerir pautas e interagir com o jornal.

 

  (28) 99938-5959

  noticiacapixabaes@gmail.com

  noticiacapixaba@noticiacapixaba.com

  redacao@noticiacapixaba.com

 

Siga-nos no Facebook!

Notícia Capixaba

 

O Portal Notícia Capixaba é campeão de acessos no segmento de portais de notícias regionais e se esforça para atender o cidadão com o que há de mais profissional em informação.

 

© Notícia Capixaba. Todos os direitos reservados.

Produção / Cadetudo Soluções Web