Menu

Notícia Capixaba - Navegação

Home Venda Nova do Imigrante Cultura

Cultura


Salesiano Agostinho Bastianello doa presépio mecânico para Venda Nova

Irmão salesiano é o mágico que dá vida aos presépios

 

17.01.2019

 

 

Agostinho é o idealizador de dois presépios capixabas. O primeiro deles e o mais famoso está situado no distrito de Jaciguá, em Vargem Alta. Foi construído há 61 anos. E em 2000, ele começou a montar outro, em Venda Nova do Imigrante, onde reside atualmente - Foto: PMVNI/Secom

 

A quarta-feira (16) foi um dia especial para Venda Nova do Imigrante. O Presépio Caminho da Luz, criado pelo salesiano Agostinho Bastianello, foi doado ao Município e passou a ser um bem que pertence a todos. A obra é animada por roldanas, motores e cabos e levou anos para ser concluída. Agora, pode ser visitada gratuitamente no Centro Cultural e Turístico Máximo Zandonadi.

 

O presépio conta várias etapas da vida de Jesus, do anúncio do anjo Gabriel à Virgem Maria até a ressurreição de Cristo. Tudo é exibido com narração e trilha sonora em 15 painéis com imagens que se movimentam. Um trabalho feito com carinho, cuidado e colaboração de muitas pessoas.

 

“Eu gostava de fazer. Sempre gostei. Muita gente me ajudou, porque eu sozinho demoraria muito mais. Muitos ficavam até a noite ajudando e o professor nunca reclamou! Eu até agradeço a esse professor que não reclamava do nosso barulho”, brincou Agostinho sobre a época em que a peça estava em construção, ainda em uma sala desativada na escola Fioravante Caliman.

 

Legado para a cultura

 

Durante a solenidade de transferência, cheia de emoções, o prefeito Braz Delpupo lembrou a importância de tornar o presépio acessível a todos. “É um dia histórico para Venda Nova. Sempre tive muito contato com o seu Agostinho e um dos maiores motivos é essa obra de arte que ele construiu. É algo complexo e que dificilmente se encontra. Nós vamos conservá-lo e deixá-lo neste lugar para que muitas pessoas possam conhecer esse trabalho”, comentou o prefeito.

 

O presidente da Fundação Máximo Zandonadi, João Fábio Zandonadi, falou de gratidão a Agostinho como artista e professor. “A Fundação é muito grata a ele. Queremos parabenizá-lo pela pessoa que é, pela sua simplicidade e pelo exemplo que sempre nos deu”, comentou João Fábio, que aproveitou para lembrar histórias da época em que era aluno de música do salesiano.

 

O presépio já pode ser visitado por moradores e turistas de 9h às 15h nos dias úteis. Grupos devem agendar a visita pelo telefone (28) 3546-6105. O Centro Cultural e Turístico Máximo Zandonadi fica no bairro Vila Betânea.  

 

 

 

 

 

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

 

Comentários Facebook


Agora ficou mais fácil para você leitor,
sugerir pautas e interagir com o jornal.

 

  (28) 99938-5959

  noticiacapixabaes@gmail.com

 

Siga-nos no Facebook!

Notícia Capixaba

 

O Portal Notícia Capixaba é campeão de acessos no segmento de portais de notícias regionais e se esforça para atender o cidadão com o que há de mais profissional em informação.

 

© 2017 Notícia Capixaba. Todos os direitos reservados.