Menu

Notícia Capixaba - Navegação

Home Marechal Floriano Agricultura

Agricultura


Engenheiro de Santa Maria de Marechal cria aplicativo para analisar café

 

06.02.2019

 

 

Fotos: Hélder Knidel

 

Elizete De Paula Muller

 

O controle de qualidade dos grãos de café está ganhando uma novidade no controle das amostras que promete agilizar o processo de analise de forma precisa, rápida e objetiva em menos de 1 minuto. 

 

COFNESS! Trata-se de um aplicativo criado por Hélder Knidell de 41 anos, Mestre em Engenharia da Computação.  O COFNESS é um aplicativo para celular, capaz de identificar a qualidade de uma amostra de café em tempo recorde (menos de 1 minuto) um classificador profissional demora em média 30 minutos para classificar uma amostra de café.

 

Hélder explica a utilização do aplicativo

Hélder explica a utilização do aplicativo. “O produtor poderá utilizar o Cofness para saber qual a qualidade do café que ele colheu. Uma classificação oficial e sem a necessidade de um especialista. Empresas e cooperativas usam o Cofness no processo de negociação, para identificar qual a qualidade do produto que está sendo oferecido. Utiliza-se também o Cofness no momento da entrega do café a fim de validar se o café entregue é equivalente em termos de qualidade ao que foi negociado. As torrefações também utilizam o Cofness para identificarem o café que estão torrando”.

 

Hélder esclarece que nos últimos anos houve um grande avanço nas tecnologias relacionadas a análise de imagens. “Com isso tornou-se possível um carro dirigir sozinho, reconhecer uma pessoa de forma automática em imagens de câmeras, reconhecer placas de automóveis e até mesmo, reconhecer lesões malignas em imagens da pele. Essa mesma tecnologia foi aplicada para reconhecer os defeitos presentes amostras de grãos de café. É o uso de tecnologia de ponta a serviço do agronegócio, aqui especificamente, ao café”, concluiu. O aplicativo já está em fase de teste em três empresas listadas entre as maiores do setor cafeeiro.

 

 

Clique e comente a matéria

Comentários


06/02/2019 - Morador de Santa Maria

Que bela reportagem. Parabéns ao nosso amigo Hélder. Elizete e todos do noticia capixaba vcs são 10


 

 

 

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

 

Comentários Facebook


Agora ficou mais fácil para você leitor,
sugerir pautas e interagir com o jornal.

 

  (28) 99938-5959

  noticiacapixabaes@gmail.com

  noticiacapixaba@noticiacapixaba.com

  redacao@noticiacapixaba.com

 

Siga-nos no Facebook!

Notícia Capixaba

 

O Portal Notícia Capixaba é campeão de acessos no segmento de portais de notícias regionais e se esforça para atender o cidadão com o que há de mais profissional em informação.

 

© Notícia Capixaba. Todos os direitos reservados.

Produção / Cadetudo Soluções Web