Menu

Notícia Capixaba - Navegação

Home Cachoeiro de Itapemirim Agricultura

Agricultura


Programa de hora-máquina reduz custos de produtores rurais em Cachoeiro

 

18.03.2019

 

 

Em Cachoeiro, os produtores rurais podem contar com o suporte de maquinário da Secretaria Municipal de Agricultura e Interior (Semai) para realização de serviços em suas propriedades. Garantido por lei, o benefício tem ajudado os agricultores a reduzirem custos de produção.

 

Por preços bem mais acessíveis que os praticados no mercado, os produtores têm acesso a serviços com pá carregadeira, retroescavadeiras, tratores agrícolas e caminhões da Semai, graças a descontos que variam de 50% a 90%, de acordo com o tamanho da propriedade. 

 

Tratores estão entre as máquinas disponibilizadas pela prefeitura - Foto: PMCI/Secom

Para se ter uma ideia, se a hora do serviço com trator custa em média R$ 130,00 no mercado, por meio do programa da Semai ela custa apenas R$ 13,00, no caso de uma propriedade de até um alqueire, que tem direito a 90% de desconto. 

 

Mais de 170 produtores já foram beneficiados pelo programa. Silvana Márcia Contarine, 55, produtora de café e frutas, na localidade de Tijuca, usa os serviços há dez anos. “Sempre uso o trator e a máquina para arar. O programa ajuda muito, pois o valor é muito bom e ainda temos um excelente atendimento da equipe. Seria muito difícil manter nossas plantações e comercializar nossas mercadorias, se não tivéssemos esse apoio”, diz.

 

“Essa é uma das atividades mais importantes da Semai, porque atende diretamente as demandas mais imediatas dos produtores, como o preparo do solo, plantio, confecção e transporte de silagem, construção de estradas internas, construção de caixas secas, entre outras. Fazemos esse trabalho com a maior satisfação e sabemos que o resultado é muito positivo”, cita o secretário de Agricultura e Interior do município, Robertson Valladão, ressaltando que os recursos arrecadados com o programa vão para o Fundo Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, sendo reaplicados em investimentos no campo.

 

Como contratar o serviço

 

O benefício é garantido pela Lei 6280/2009, também conhecida como Lei da hora-máquina. É concedido aos produtores rurais, parceiros agrícolas, arrendatários, posseiros e comodatários que possuem inscrição de produtor rural e bloco de nota fiscal de produtor rural na Receita Estadual.

 

Cada produtor pode utilizar até 25 horas por ano, com direito a acompanhamento técnico de profissionais capacitados. 

 

Para ter acesso ao serviço, o interessado deve comparecer ao Parque de Exposições, no Aeroporto, com seus documentos pessoais, o cartão de inscrição estadual e bloco de notas fiscais. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (28) 3155- 5359.

 

Distritos e localidades atendidos nos últimos anos

 

Mangueira, Moitãozinho, Santa Fé, Gruta, Alto Gruta, Córrego dos Monos, Córrego do Brás, Catumbi, Campos Elíseos, Pedra Lisa, Retiro, Pacotuba, Alto São Geraldo, Poço Dantas, Soturno, Alto Moledo, Gironda, Burarama, Alto Taquara, Fruteiras, Monte Verde, Conduru, Timbó, Canta Galo, Vargem Alegre, Boa Conserva, São Simão, Salgadinho, Boa Vista, Sambra, Tijuca, Bebedouro, Jacu, Itaóca, Monte Líbano, Itabira, Safra, Morro Grande, Santa Maria, Urtiga, São Brás, Córrego das Antas, Jaboticabeira, Olho D'água, Coutinho, São Joaquim e São João da Lancha.

 

 

 

 

 

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

 

Comentários Facebook


Agora ficou mais fácil para você leitor,
sugerir pautas e interagir com o jornal.

 

  (28) 99938-5959

  noticiacapixabaes@gmail.com

 

Siga-nos no Facebook!

Notícia Capixaba

 

O Portal Notícia Capixaba é campeão de acessos no segmento de portais de notícias regionais e se esforça para atender o cidadão com o que há de mais profissional em informação.

 

© 2017 Notícia Capixaba. Todos os direitos reservados.