Menu

Notícia Capixaba - Navegação

Home Domingos Martins Saúde

Saúde


Aumento de barbeiro, transmissor da doença de Chagas deixa Domingos Martins em alerta

 

27.03.2019

 

 

A Secretaria de Saúde de Domingos Martins alerta para o aumento no registro de aparecimento do barbeiro. De acordo com dados da Vigilância em Saúde, somente neste início de ano já foram notificadas mais de 20 ocorrências relacionadas ao inseto, transmissor da doença de Chagas, em Campinho, Pedra Azul, Biriricas, Santa Isabel, entre outras localidades.

 

Os barbeiros são insetos noturnos e geralmente se escondem em lugares escuros, quentes e úmidos. Podem viver nas matas, próximo a casas e até dentro das residências. A picada do inseto não dói, sendo percebida depois de um tempo, pois se sente uma pequena coceira por causa da irritação no local.

 

“Nas estações mais quentes do ano, o aparecimento do barbeiro é muito comum, pois o inseto sai das matas atraído pela luz, entrando na casa das pessoas. Normalmente a contaminação tem ocorrido por acidentes domésticos ao tentar esmagar o inseto ou quando manipulam sem proteção nas mãos, e se contaminam ao tocar os olhos, nariz e boca”, explica o médico veterinário da Vigilância em Saúde, Roberto Dias.

 

De acordo com Roberto, ao achar um barbeiro o procedimento correto é capturar o inseto com cuidado, com as mãos protegidas, e encaminhar para a Vigilância Ambiental para registro e análise. Alguns cuidados devem ser observados para a proteção:

 

- Mantenha a casa e arredores limpos;
- Evitar acumular entulho próximo às casas;
- Afaste galinheiro e chiqueiro das casas;
- Coloque tela nas janelas;
- Monitore constantemente os estrados das camas, embaixo de tapetes e móveis.

 

 

 

 

 

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

 

Comentários Facebook


Agora ficou mais fácil para você leitor,
sugerir pautas e interagir com o jornal.

 

  (28) 99938-5959

  noticiacapixabaes@gmail.com

  noticiacapixaba@noticiacapixaba.com

  redacao@noticiacapixaba.com

 

Siga-nos no Facebook!

Notícia Capixaba

 

O Portal Notícia Capixaba é campeão de acessos no segmento de portais de notícias regionais e se esforça para atender o cidadão com o que há de mais profissional em informação.

 

© Notícia Capixaba. Todos os direitos reservados.

Produção / Cadetudo Soluções Web