Menu

Notícia Capixaba - Navegação

Home Alfredo Chaves Especial

Especial


Desempregados, jovens empreendem para driblar a crise em Alfredo Chaves

 

06.06.2019

 

 

Foto: Clovis Rangel 

 

Clovis Rangel 

 

Ser um grande profissional do setor privado ou público está deixando de ser o sonho dos jovens brasileiros e não é novidade para ninguém que a crise econômica deixou milhares deles desempregados. Aproximando essa realidade, até o final do ano passado 219 mil capixabas estavam sem trabalho, de acordo com pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

 

Em contramão, segundo descobertas do Sebrae/IBQP, 15,7 milhões de brasileiros entre 18 e 34 anos estão indo atrás de informações para abrir um negócio ou já estão com uma empresa em atividade.

 

A alfredense Jaluza Peixoto, 31, é um bom exemplo disso. Ela deu outro sabor para sua vida logo após ter saído do seu último emprego. Ela virou microempreendedora individual (MEI) no ramo de bebidas e alimentação e hoje participa de grandes eventos vendendo suas receitas. A mais famosa é o macarrão feito em um disco de arado. 

 

“Fiquei apreensiva, mas nem pensei duas vezes. Me inscrevi no MEI e tem dado certo, consigo faturar mais do que eu recebia. Monto meu estande nas festas e comercializo meus salgados, porções e drinks. Mas o macarrão é prato preferido pelos clientes”, afirma. 

 

Jaluza diz que o principal ingrediente para sucesso foi sua ousadia e seriedade. “Fui acrescentando acompanhamentos incomuns ao macarrão, como o bancon, o milho verde, molhos, verduras e carnes. Outra coisa importante, é que o microempreendedor deve estar totalmente  de acordo com a lei”, salienta. 

 

Um levantamento da Serasa Experian, do total de 2,5 milhões de novas empresas abertas em 2018 no Brasil, 80% foram MEIs. Formalizado por meio do programa, o microempreendedor terá cidadania empresarial: CNPJ, direitos e benefícios, com menos custos. 

 

Acesse www.portaldoempreendedor.gov.br e saiba como formalizar-se. 

 

 

 

 

 

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

 

Comentários Facebook


Agora ficou mais fácil para você leitor,
sugerir pautas e interagir com o jornal.

 

  (28) 99938-5959

  noticiacapixabaes@gmail.com

  noticiacapixaba@noticiacapixaba.com

  redacao@noticiacapixaba.com

 

Siga-nos no Facebook!

Notícia Capixaba

 

O Portal Notícia Capixaba é campeão de acessos no segmento de portais de notícias regionais e se esforça para atender o cidadão com o que há de mais profissional em informação.

 

© Notícia Capixaba. Todos os direitos reservados.

Produção / Cadetudo Soluções Web