Menu

Notícia Capixaba - Navegação

Home Venda Nova do Imigrante Educação

Educação


Clube de leitura de Venda Nova recebe novos participantes. Inscreva-se!

 

10.07.2019

 

 

Foto: Divulgação/NC

 

Redação

 

A “Sociedade Epicureia: clube de leitura literária” está com inscrições abertas para a segunda edição do projeto. O clube foi criado com o objetivo de reunir pessoas que gostam de ler e trocar suas experiências acerca de obras literárias. A proposta é incentivar a prática leitora entre os participantes e a socialização a partir da Literatura.

 

O clube de leitura é um projeto de extensão do Ifes Venda Nova que teve início em março deste ano e devido à demanda de seus participantes terá sua segunda edição a partir do próximo dia 3 de agosto (sábado). Essa nova etapa vai até dezembro, com encontros mensais, das 14h às 16 horas, no espaço da cantina do Ifes. As inscrições podem ser feitas clicando aqui.

 

Após a leitura prévia da obra escolhida, os membros do clube se reúnem e trocam suas experiências e impressões sobre o livro. O momento ocorre em formato de café literário, proporcionando um ambiente leve, descontraído e de integração. Nesta edição, o primeiro livro a ser discutido será “Meu Pé de Laranja Lima”, de José Mauro de Vasconcelos. As demais obras englobam literatura capixaba, brasileira e estrangeira.

 

A comerciante e estudante de Letras-Italiano (Ufes), Fabiani Depupo, participa do clube desde março. “O clube foi uma ideia maravilhosa! Me sinto privilegiada de fazer parte deste grupo tão coeso, especial e ter com quem compartilhar o prazer que uma boa leitura pode proporcionar!”, conta Fabiani.

 

O professor e um dos fundadores do projeto, Thiago Braga, frisou a importância da participação da comunidade. “O Clube de Leitura Sociedade Epicureia foi uma iniciativa extremamente importante. Para além do objetivo principal da proposta, de disseminar o gosto pela leitura literária, o clube superou as nossas expectativas. Poder proporcionar aos participantes, leitores assíduos ou não, um momento de troca de impressões literárias foi muito gratificante. Cada encontro, cada debate, cada fala... tudo isso é muito edificante e humanizador.  Fiquei muito satisfeito, sobretudo, com adesão da comunidade externa, o nosso município necessita de mais iniciativas como essa. Esperamos mais da segunda edição!”, avaliou Thiago.

 

Os encontros têm a participação do prof. Rafael Cavalcanti do Carmo, doutor em Literatura do Ifes Venda Nova, que conduz as discussões e contribui no estudo de cada obra.

 

Ao final do projeto, os participantes receberão certificado emitido pelo Ifes.  

 

Obras escolhidas

 

03/08 - Meu pé de laranja lima – José Mauro de Vasconcelos (Literatura Nacional)

07/09 - Orgulho e preconceito – Jane Austen (Literatura Internacional)

28/09 - Uma leitura na chuva – Paulo Roberto Sodré (Literatura Capixaba)

02/11 - Dom Casmurro – Machado de Assis (Literatura Nacional)

07/12 - Laranja Mecânica – Anthony Burgess (Literatura Internacional)

 

Sociedade Epicureia

 

O nome do clube, Sociedade Epicureia, faz referência a um movimento realizado por jovens escritores no século XIX, entre eles Álvares de Azevedo, Bernardo Guimarães e Aureliano Lessa. O grupo tinha como inspiração o poeta britânico Lord Byron.

 

 

 

 

 

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

 

Comentários Facebook


Agora ficou mais fácil para você leitor,
sugerir pautas e interagir com o jornal.

 

  (28) 99938-5959

  noticiacapixabaes@gmail.com

  noticiacapixaba@noticiacapixaba.com

  redacao@noticiacapixaba.com

 

Siga-nos no Facebook!

Notícia Capixaba

 

O Portal Notícia Capixaba é campeão de acessos no segmento de portais de notícias regionais e se esforça para atender o cidadão com o que há de mais profissional em informação.

 

© Notícia Capixaba. Todos os direitos reservados.

Produção / Cadetudo Soluções Web