Menu

Notícia Capixaba - Navegação

Home Cachoeiro de Itapemirim Geral

Geral


Site da BRK Ambiental conta com nova ferramenta de acessibilidade digital para usuários surdos

Intérprete virtual faz a tradução de todo o conteúdo digital da concessionária para a Língua Brasileira de Sinais (Libras)

 

02.09.2019

 

 

Redação

 

O site da BRK Ambiental, maior empresa privada de saneamento básico do país, conta com um novo recurso destinado aos usuários surdos: uma ferramenta de fácil acesso que faz a tradução dos textos e vídeos para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). A interpretação automática do conteúdo é feita por um carismático personagem em 3D, chamado Hugo.

 

No Brasil, há dois milhões de surdos, porém apenas 2% dos sites brasileiros são acessíveis para este público. Com esta iniciativa, a concessionária pretende levar inclusão para a população e disponibilizar as informações de maneira igualitária, possibilitando que todos os seus clientes usufruam dos serviços básicos com praticidade e eficiência. A BRK Ambiental está presente na vida de 15 milhões de pessoas, disponibilizando serviços de água e esgoto em 185 municípios. Em Cachoeiro de Itapemirim, é responsável por atender mais de 190 mil pessoas.


A ferramenta, chamada Hand Talk, realiza a tradução digital e automática para Libras e torna a comunicação da empresa mais acessível e de fácil compreensão. Cerca de 80% dos surdos do mundo não compreendem bem as línguas de seus países, pois a maioria deles é alfabetizada em língua de sinais. 

 

 “Estar próxima, cada vez mais, dos diversos públicos faz parte da responsabilidade social e do compromisso que a concessionária tem com os clientes. O objetivo é garantir que os nossos serviços cheguem para todos, assim como também esperamos que nossos clientes com deficiência auditiva tenham autonomia suficiente para navegar nos nossos canais de comunicação com facilidade, compreendendo qualquer informação”, afirma Bruno Ravaglia, diretor da BRK Ambiental em Cachoeiro de Itapemirim. 

 

A gerente de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação, Karla Ferraço, destacou que a inclusão de surdos na sociedade brasileira está longe do cenário ideal, e que é fundamental que empresas, como fez a BRK Ambiental, divulguem seus serviços com a utilização da Libras. “É imprescindível a transcrição da Língua Portuguesa para Libras com o objetivo de atender às especificidades das pessoas surdas”, disse a gerente, acrescentando que a concessionária está aproximando ainda mais o consumidor surdo, incluindo-o no contexto social e ambiental.


Bruna Magalhães, Janaína Longo e Elizângela Wandermuren, servidoras surdas que atuam na Gerência de Educação Especial, de acordo com Karla Ferraço, navegaram no site da BRK Ambiental interagindo com o Hugo. Elas disseram ter ficado felizes com o fato de a concessionária ter um olhar mais sensível em torno da comunidade surda e que outras empresas podem se espelhar na iniciativa.

 

Para solicitar o auxílio do Hugo e visualizar os sinais em Libras no site, basta clicar em um botão azul no canto da página e selecionar o conteúdo que pretende obter a tradução. No site da BRK Ambiental, os usuários podem acessar diversos serviços prestados pela empresa, tirar dúvidas, acessar dados relacionados ao setor e acompanhar notícias, além de receber informações sobre saúde, qualidade de vida e ter contato com materiais educativos sobre saneamento: www.brkambiental.com.br

 

 

 

 

 

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

 

Comentários Facebook


Agora ficou mais fácil para você leitor,
sugerir pautas e interagir com o jornal.

 

  (28) 99938-5959

  noticiacapixabaes@gmail.com

  noticiacapixaba@noticiacapixaba.com

  redacao@noticiacapixaba.com

 

Siga-nos no Facebook!

Notícia Capixaba

 

O Portal Notícia Capixaba é campeão de acessos no segmento de portais de notícias regionais e se esforça para atender o cidadão com o que há de mais profissional em informação.

 

© Notícia Capixaba. Todos os direitos reservados.

Produção / Cadetudo Soluções Web