Menu

Notícia Capixaba - Navegação

Home Espírito Santo Saúde

Saúde


Bebês com suspeita de sarampo devem receber duas doses de vitamina A

 

06.09.2019

 

 

Foto: Sesa/Secom

 

Redação

 

O Ministério da Saúde enviou aos Estados brasileiros cápsulas de vitamina A para casos suspeitos de sarampo em bebês menores de seis meses de idade. Cada criança com suspeita da doença deve tomar duas doses da vitamina. A orientação é que a primeira seja administrada na unidade de saúde no momento da suspeita da doença e a segunda no dia seguinte, em casa.

 

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) registrou este ano, até esta quarta-feira (04), um total de 148 notificações de casos suspeitos de sarampo no Estado. Desses, 133 casos foram descartados, um foi confirmado (Cariacica) e 14 seguem em investigação.

 

De acordo com o novo boletim epidemiológico da doença divulgado na tarde desta quarta-feira pelo Ministério da Saúde, o Brasil registrou 2.753 casos confirmados de sarampo em 13 Estados: São Paulo (2.708), Rio de Janeiro (15), Pernambuco (12), Santa Catarina (7), Distrito Federal (3), Bahia (1), Paraná (1), Maranhão (1), Rio Grande do Norte (1), Espírito Santo (1), Sergipe (1), Goiás (1) e Piauí (1).

 

A doença

 

O sarampo é uma doença viral de elevada contagiosidade, cuja a transmissão ocorre por meio de secreções nasofaríngeas expelidas ao tossir, espirrar e falar. Casos graves podem levar ao óbito.

 

Os principais sintomas são febre acompanhada de tosse persistente, irritação ocular, coriza, congestão nasal e mal-estar intenso. Após estes sintomas, há o aparecimento de manchas avermelhadas no rosto, que progridem em direção aos pés, com duração mínima de três dias.

 

Esquema vacinal

 

Deve ser aplicada uma dose da vacina tríplice viral em todas as crianças de 6 meses a menores de 1 ano (dose zero). A partir dos 12 meses de idade, a primeira dose da vacina tríplice viral e uma dose da vacina tetra viral aos 15 meses.

 

Os indivíduos de 1 a 29 anos devem ter duas doses de vacina com o componente sarampo. Para aqueles de 30 a 49 anos, uma dose é o suficiente.

 

Os trabalhadores da Saúde devem ter duas doses da vacina, independentemente da idade.

 

 

 

 

 

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

 

Comentários Facebook


Agora ficou mais fácil para você leitor,
sugerir pautas e interagir com o jornal.

 

  (28) 99938-5959

  noticiacapixabaes@gmail.com

  noticiacapixaba@noticiacapixaba.com

  redacao@noticiacapixaba.com

 

Siga-nos no Facebook!

Notícia Capixaba

 

O Portal Notícia Capixaba é campeão de acessos no segmento de portais de notícias regionais e se esforça para atender o cidadão com o que há de mais profissional em informação.

 

© Notícia Capixaba. Todos os direitos reservados.

Produção / Cadetudo Soluções Web