Menu

Notícia Capixaba - Navegação

Home Marechal Floriano Geral

Geral


Reencontro de irmãos chama atenção dos funcionários da Sou Feliz em Marechal Floriano

 

11.09.2019

 

 

Foto: Divulgação Sou Feliz

 

Por: Cícero Modolo

 

Cinquenta e Sete anos. Duas histórias diferentes. Um único sentimento. Reencontro de metades que se completam. Por anos as histórias desses irmãos tomaram outros contornos, mas a vida se encarregou de unir novamente os irmãos separados há mais de 57 anos. 

 

O retrato do momento emoldura um misto de emoções e sentimentos, entre eles medo, saudades, insegurança e, acima de tudo, a alegria. Se até então o destino havia decidido ditar as regras, agora um novo capítulo da vida começa a ser escrito para Sr. Ivo Malaquias, ou Malaquias, como ele mesmo dizia se chamar desde o momento em que chegou ao Sou Feliz Organização de Amparo a Idosos, em Marechal Floriano, no ano de 2004, e que desde então foi adotado como um apelido carinhoso por aqueles que conviveram com ele durante sua trajetória. 

 

Um homem com rosto marcado pela passagem da idade, mas com um olhar profundo, talvez misterioso, mas sempre de esperança. Hoje essa é a imagem de Sr. Malaquias, porém, com vínculos abalados, ou até mesmo quebrados, com o tempo, sentiu uma nova chama de fé nascer ao se emocionou muito ao ouvir uma música e lembrou dos seus irmãos e falou que tinha muita vontade de revê-los. 

 

O reencontro marcado pela emoção será neste sábado (14) na Sou Feliz Organização de Amparo a Idosos. A história, no entanto, tem alguns capítulos anteriores que merecem ser lembrados. 

 

O início

 

 Sr. Ivo Malaquias,  chegou e onde mora na Sou Feliz Organização de Amparo a Idosos em 2004, Malaquias como é conhecido no município, e desde então, possui um apreço pela instituição e se sente muito agradecido por todo cuidado que recebe na residência. Entretanto, o idoso hoje com 89 anos, nunca havia relatado aos profissionais da existência de outros irmãos. 

 

Persistência 

 

Foi então que em certo dia, conversando com Daiana EspindulaLampier, Assistente Social da Sou Feliz, a técnica de Enfermagem, Marilene pediu se poderia ajudar de alguma forma e, ela teria anotado o nome da irmã do Malaquias quando ele ouvia uma música de infância, força de vontade e persistência, mobilizou os profissionais do CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social) de Marechal Floriano, que decidiu entrar em contato com o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), daquela cidade, na qual a assistente social de Leopoldina- Minas Gerais, não mediu esforços e mobilizou os profissionais que logo encontraram o filho do irmão do Sr. Ivo, então, foi realizado o contato telefônico com os familiares. Quando falaram se pela primeira vez ficaram emocionados, e Sr. Malaquias havia dito será que ainda estava vivo, pois, desde 1962 nunca mais haviam se visto. Desde então, a irmã Teresa já realizou diversas videochamadas para conversar com o idoso, cada conversa, cada pergunta e resposta é uma emoção tremenda! E a família está se organizando para dar um tão sonhado abraço depois de 57 anos distantes. 

 

Relembre a história 

 

Em 1962 o Sr. Ivo Malaquias saiu da cidade de Leopoldina-Minas Gerais, alegando que após a morte do seu pai resolveu tentar a vida em outro lugar e depois de ter passado pelo Rio de Janeiro, chegou no Espírito Santo e depois em Marechal Floriano onde trabalhou por todo o município e onde vive até os dias de hoje.

 

 

Clique e comente a matéria

Comentários


11/09/2019 - Darcilene Marques Silva

Parabéns a todos os profissionais envolvidos.. Muito Legal saber da história do Sr. Malaquias, e ainda tão lúcido conseguir envolver, emocionar, mantendo seus vínculos familiares...


 

 

 

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

 

Comentários Facebook


Agora ficou mais fácil para você leitor,
sugerir pautas e interagir com o jornal.

 

  (28) 99938-5959

  noticiacapixabaes@gmail.com

  noticiacapixaba@noticiacapixaba.com

  redacao@noticiacapixaba.com

 

Siga-nos no Facebook!

Notícia Capixaba

 

O Portal Notícia Capixaba é campeão de acessos no segmento de portais de notícias regionais e se esforça para atender o cidadão com o que há de mais profissional em informação.

 

© Notícia Capixaba. Todos os direitos reservados.

Produção / Cadetudo Soluções Web