Menu

Notícia Capixaba - Navegação

Home Cachoeiro de Itapemirim Artigo/Opinião

Artigo/Opinião


Câncer de Pulmão pode ser evitado – Confira o artigo da Dra. Sabina Aleixo, Oncologista do Hospital Evangélico de Cachoeiro

 

26.11.2019

 

 

Sabina Bandeira Aleixo - graduada em Medicina pela Universidade Federal de Pelotas UFPEL/RS, possui residência Médica no Hospital Nossa Senhora da Conceição Porto Alegre/RS em Clínica Médica e em Oncologia Clínica no Hospital de Clínicas de Porto Alegre/RS. Especialização em Auditoria Médica pela Fundação Unimed e em Gestão Hospitalar e Sistemas de Saúde pela Faculdade Oswaldo Cruz. Atualmente é médica oncologista do Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim/ES e do Instituto de Oncologia Sul-Capixaba/ES. Diretora e Investigadora Principal do Centro de Pesquisa Clínica em Oncologia/ES (CPCO). Coordenadora dos Programas de Residência Médica do HECI e Diretora técnica do HECI, Professora da Faculdade de Medicina Multivix e mestranda em Políticas Públicas. Além de trabalhar como voluntária na Coordenação dos Projetos do Grupo de Apoio aos Portadores de Câncer de Cachoeiro de Itapemirim (GAPCCI) desde a sua fundação e ser idealizadora da Casa de Apoio do Câncer, do projeto Banco de Perucas e Projeto Caminhos.

 

Apesar de ser um tipo frequente de tumor e de causar muitas mortes, o câncer de pulmão é uma doença evitável: 90% dos casos estão associados ao tabaco. É importante os cachoeirenses saberem que há outros fatores de risco como a poluição do ar, exposição à fuligem, radônio, arsênico, cromo, níquel e amianto, irradiação. Usualmente, aparece ao redor dos 50 anos devido à exposição crônica ao tabaco ou, a outros fatores de risco. 

 

Geralmente, os sintomas do câncer de pulmão aparecem apenas quando a doença já está avançada. Por isso, a minoria dos casos é diagnosticada em fase inicial. O tratamento do câncer de pulmão vai depender do estadiamento (tamanho e extensão) da doença ao se fazer o diagnóstico; poderá ser cirurgia, quimioterapia e/ou radioterapia. Há alguns estudos que recomendam tomografia de tórax anual a pessoas tabagistas como uma forma de rastreamento. 

 

Só aqui no centro de referência do tratamento do câncer do Hospital Evangélico atendemos 5 novos casos de câncer de pulmão por mês e, infelizmente, a grande maioria chega sem possibilidades de cura. Mas temos boas notícias para esses pacientes com doença avançada, pois temos novos tratamentos como a imunoterapia que estão sendo testados em estudos clínicos com excelentes resultados. 

 

Aqui no Centro de Pesquisa em Oncologia Clínica do Hospital Evangélico, onde sou pesquisadora principal, temos muitos estudos com novas drogas para o câncer de pulmão que tem tido resultados muito animadores.

 

 

 

 

 

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

 

Comentários Facebook


Agora ficou mais fácil para você leitor,
sugerir pautas e interagir com o jornal.

 

  (28) 99938-5959

  noticiacapixabaes@gmail.com

  noticiacapixaba@noticiacapixaba.com

  redacao@noticiacapixaba.com

 

Siga-nos no Facebook!

Notícia Capixaba

 

O Portal Notícia Capixaba é campeão de acessos no segmento de portais de notícias regionais e se esforça para atender o cidadão com o que há de mais profissional em informação.

 

© Notícia Capixaba. Todos os direitos reservados.

Produção / Cadetudo Soluções Web