Menu

Notícia Capixaba - Navegação

Home Marechal Floriano Política

Política


Chuvas em Marechal: Câmara de Vereadores realiza sessão ordinária e cobra melhorias para a cidade

 

28.11.2019

 

 

Fotos: Elabore

 

Por: Clovis Rangel

 

A Câmara dos Vereadores de Marechal Floriano, realizou na noite da última terça-feira (26) a 21ª Sessão Ordinária.  Nas pautas principais: ofícios e indicações com o objetivo de melhorar a vida da população após as fortes chuvas que caíram sobre o município nos últimos dias. 

 

Cabral solicitou maior fiscalização nas represas 

 

O presidente da Casa, João Cabral Cancellieri, indicou a prefeito reparos no calçamento da Rua Laura Littig e à Procuradoria Municipal, que setor notifique todos os donos de represas localizadas próximas a Sede do município, no intuito de coibir a permanência das mesmas. Enviou também ofício ao governador do Estado pedindo recursos financeiros visando à contratação de empresa especializada efetue a aplicação do material “geomanta” (Sistemas de revestimento de taludes) nos locais afetados pelas fortes pancadas de água, uma vez que este é um material impermeabilizante e evita deslizamentos em encostas.

 

“O município tem que se impor para não deixar construir represas próximas a Sede, não somente multar. Acompanhei de perto e ajudei nesses últimos acontecimentos. Outro assunto que quero aproveitar a audiência, é que querem tirar o Fórum e o Ministério Público de Marechal Floriano. O município vai enfraquecer. Vamos fazer uma audiência pública em breve, disse Cabral. 

 

Cezinha indicou diversas melhorias para a Vila dos Ipês

 


O vereador Cezinha Ronchi indicou diversas melhorias para a Vila dos Ipês, quais são: pavimentação em todas as vias, plantio de mudas de ipês em todas as ruas e na praça, instalação de iluminação pública onde não houver e a manutenção dos postes que estão com as lâmpadas queimadas. Ainda, a construção de um abrigo de ônibus para as crianças na rua principal e limpeza nos terrenos baldios.  

 

Cezinha colocou em pauta dois projetos de lei. Um que insere no Calendário Oficial Município a Festa das Crianças da Vila dos Ipês e outro do qual instituí como símbolos de Marechal Floriano a Capela de Santo Antônio de Araguaya e a Gruta de Nossa Senhora de Lurdes, no distrito de Santa Maria. 

 

Em sua fala, Ronchi salientou: “É preciso que a prefeitura melhore a fiscalização nas obras irregulares. E nós, parlamentares, que façamos um coletivo solicitando melhorias no Trevo de Parajú”. 

 

Ubaldino enviou ofício solicitando também a aplicação de geomanta em todas as áreas de risco

 

Ubaldino Saraiva enviou ofício para o chefe do Executivo Municipal solicitando também a aplicação de geomanta em todas as áreas que proporcionem risco à integridade física dos moradores. Em outro documento, solicitou o maquinário da Secretaria Municipal de Interior e Transportes, visando realizar melhorias na comunidade de Alto Nova Almeida. Á secretária municipal de Educação e Esportes, Maria Arlete Novaes Moraes pediu maior divulgação do curso técnico em Agropecuária nas instituições educacionais da Sede.

 

No discurso na tribuna, Ubaldino afirmou: “Nesses dias tivemos cerca de 396 litros de chuva por metro quadrado.  Por isso, nós vereadores, temos que evitar possíveis tragédias e cobrar do Poder Executivo”.

 

Felipe Delpuppo (PP)

 

Felipe Delpuppo indicou melhorias na Rua Delmar Schunk e em todos os bueiros dos municípios, bem como dedetização nos mesmos e nas redes de esgotos. Solicitou, com urgência, serviços de alargamento na Rua João Merísio. 

 

Renato defendeu suas pautas

 


Renato Werneck indicou obras de reforma nas escolas municipais durantes as férias. Instaurou também o Projeto de Lei que cria a “Semana de Prevenção e Combate a Catarata e Glaucoma”, a realizar-se anualmente no mês de outubro. 

 

Renato usou seu direito de voz para pontuar suas pautas. “O projeto do glaucoma e da catarata é muito importante. Vejo o volume de pacientes com essas patologias, sendo assim, Marechal tem que se destacar na prevenção. E nossos colégios que realizar as pinturas também nos dois períodos de férias. Quando os alunos voltarem, vão se sentirem molhar”. Renato frisou ainda que ele já enviou requerimento ao Centro de Monitoramento de Brasília sobre o Morro da Macefel e que será necessário fazer outra solicitação ao prefeito para a abertura de mais uma via de acesso ao lugar. 

 

Édia explicou sobre a Lei Municipal que estabelece o repasse 1% do FUNDEB para as escolas realizarem reformas 

 

Após, Édia Klippel explicou a Renato: “Existe uma Lei Municipal que estabelece o repasse 1% do FUNDEB por aluno para as escolas realizarem reformas. Em relação à fiscalização das encostas, isso nos deixa apreensivos. Precisa existir uma fiscalização melhor”.

 

 

Clique e comente a matéria

Comentários


28/11/2019 - vanrlei

faz nada!


28/11/2019 - João Batista Libardi

A câmara de Marechal está cobrando melhorias? Kkkkkkkkk Bem, antes tarde do que nunca!! Marechal na verdade, está muito bem administrada, porque temos um prefeito muito bom!! Já os vereadores, são muito fracos, e trabalha muito pouco pelo município!!


 

 

 

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

 

Comentários Facebook


Agora ficou mais fácil para você leitor,
sugerir pautas e interagir com o jornal.

 

  (28) 99938-5959

  noticiacapixabaes@gmail.com

  noticiacapixaba@noticiacapixaba.com

  redacao@noticiacapixaba.com

 

Siga-nos no Facebook!

Notícia Capixaba

 

O Portal Notícia Capixaba é campeão de acessos no segmento de portais de notícias regionais e se esforça para atender o cidadão com o que há de mais profissional em informação.

 

© Notícia Capixaba. Todos os direitos reservados.

Produção / Cadetudo Soluções Web