Menu

Notícia Capixaba - Navegação

Home Domingos Martins Meio Ambiente

Meio Ambiente


Crianças pomeranas plantam mudas de árvores que vão salvar nascente do Rio Jucu

 

16.12.2019

 

 

Foto: Divulgação

 

Por: Redação

 

Os pequenos pomeranos de Alto Tijuco Preto, em Domingos Martins, se divertiram com ação do Projeto Uruçu Capixaba. Na última sexta-feira (13), meninos e meninas de 4 aos 11 anos assistiram atentamente o engenheiro florestal, Guilherme Diniz falar sobre a importância das abelhas e do trabalho de polinização que elas fazem, auxiliando na preservação e manutenção da mata local.

 

Através do processo de conscientização e plantio de mudas ao redor da nascente as crianças aprenderam a conservar o meio ambiente e cuidar melhor do futuro da terra que se dedicam.  A nascente que passa pelo terreno da professora faz parte dos canais que abastecem o rio Jucu, responsável por pelo menos 25% do abastecimento de todo o Espírito Santo.

 

“Na minha casa a minha mãe põe fogo nas abelhas, mas ensinaram hoje que não pode, porque as abelhas são do bem”, contou a pequena Ana Paula Knack Schnder, de 6 anos. A garotinha também plantou mudas de árvores no terreno da professora Vanice Borghardt, que por amor cede o espaço da propriedade particular para as crianças fazerem educação física, recreio e brincarem nos fins de semana.

 

Todas as crianças da região, além de estudarem, também ajudam os pais na lavoura e se sentem orgulhosas das atividades do campo, onde plantam morango, café, milho, tomate, pimenta, repolho e, agora, aprenderam sobre a importância de reflorestar as áreas de nascentes.

 

O amor transbordou as salas de aula e ocupou o terreno da propriedade ao lado da Escola que atende crianças do ensino infantil até o 5º ano. Do lado da escola fica a propriedade da família da professora Vanice Borghardt que por amor e carinho às crianças cedeu o espaço para elas praticarem educação física, jogarem bola nos fins de semana, e nesta sexta-feira (13), mais uma vez a dedicação dela proporcionou a 32 crianças uma ação de meio ambiente realizada pelo Projeto Uruçu Capixaba.

 

O projeto Uruçu Capixaba é realizado no estado do Espírito Santo, pelo Ibramar – Instituto Brasileiro do Mar. O projeto atua com a restauração ecológica de 30 hectares e a educação ambiental, visando à valoração dos serviços ecossistêmicos no desempenho de florestas plantadas e fixação do carbono. Além disso, contribui para a proteção e redução do risco de extinção da Melipona capixaba, espécie de abelha sem ferrão, endêmica da região e de grande importância para polinização.

 

 

 

 

 

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

 

Comentários Facebook


Agora ficou mais fácil para você leitor,
sugerir pautas e interagir com o jornal.

 

  (28) 99938-5959

  noticiacapixabaes@gmail.com

  noticiacapixaba@noticiacapixaba.com

  redacao@noticiacapixaba.com

 

Siga-nos no Facebook!

Notícia Capixaba

 

O Portal Notícia Capixaba é campeão de acessos no segmento de portais de notícias regionais e se esforça para atender o cidadão com o que há de mais profissional em informação.

 

© Notícia Capixaba. Todos os direitos reservados.

Produção / Cadetudo Soluções Web