Menu

Notícia Capixaba - Navegação

Home Espírito Santo Clima

Clima


Após estragos e seis mortes causados pela chuva, Vargem Alta, Alfredo Chaves e Iconha pedem ajuda

 

19.01.2020

 

 

As obras do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) de Jaciguá - Foto: Rael Sérgio

 

Por Redação do portal Notícia Capixaba

 

Os municípios de Vargem Alta, Iconha e Alfredo Chaves pediram ajuda do governo estadual para apoio após desastres causados pelas chuvas. A região tem centenas de pessoas desabrigadas e vários pontos importantes de acesso interditados. Devido aos estragos, os três municípios decretaram situação de calamidade pública.

 

Cerca de quatro horas foram marcadas por muito medo e destruição. A tempestade causou pavor entre os moradores, mas também mostrou que a solidariedade fala mais alto mesmo em momentos de tensão.

 

No distrito de Jaciguá, em Vargem Alta, na parte mais baixa, foi o mais afetado no município serrano. Pontes e várias casas danificadas.

 

A dona de casa Teresa contou ao portal WWW.NOTICIACAPIXABA.COM, que a tempestade foi marcada pelo choro e o grito de seus filhos e netos, que estavam com medo. Ela conta que não esperava por um fenômeno como este e que só viu coisa parecida na televisão. “A gente pensava que era uma chuva normal, mas de repente vimos o nível da água subir e ficamos apavorados”, conta.

 

Na Sede, vários comércios ficaram alagados. A água também invadiu a Prefeitura e destruiu praticamente tudo.

 

Em Alfredo Chaves, uma cidade alagada, com o rio Benevente, principal manancial que corta o município, transbordou e deixou famílias desalojadas, sem a ponte principal e com difícil acesso a cidade.  O soterramento de uma residência no distrito Cachoeirinhas, sentido Matilde, 2 óbitos, 1 vítima resgatada com fratura. Barreiras caíram na localidade de São Marcos. No distrito de Recreio, movimento de massa, uma residência foi atingida. Pontos de alagamento em todo município, exceto no centro. Colapso da ponte cap. Feliciano Garcia liga o centro da cidade ao bairro Imigrante. O Ginásio de Esportes Municipal foi aberto para receber as famílias desalojadas.

 

Já em Iconha, um dos municípios mais atingidos pelo temporal, deixou rastros de destruição, e centenas de pessoas estão desabrigadas. 

 

Um caminhão Frigorífero em Bom Destino foi arrastado pelas águas. A passarela da Jolivan desabou completamente e o Hospital Danilo Monteiro de Castro inundado até o segundo pavimento. No centro de Iconha alagado com cerca de um metro de água. Carros e árvores arrastados pela correnteza. As pontes de “Bacatori” na localidade de Mesa Grande e do Paganini no Centro de Iconha colapsaram. Uma ponte em Duas Barras também teria caído, mas a informação não foi confirmada. A Defesa Civil Estadual interditou duas edificações com risco estrutural.

 

De acordo com o novo boletim da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, divulgado às 17 horas deste sábado (18), foram confirmados três mortes em Iconha, e vários feridos.

 

Os três municípios foram os maiores acumulados de chuva nas últimas 24 horas, e foram registrados em 249.4mm.

 

A previsão para domingo (19) é de muitas nuvens com raras aparições do sol em todo o Estado. Pancadas de chuva podem atingir todas as regiões e o tempo segue abafado.

 

 

 

 

 

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

 

Comentários Facebook


Agora ficou mais fácil para você leitor,
sugerir pautas e interagir com o jornal.

 

  (28) 99938-5959

  noticiacapixabaes@gmail.com

  noticiacapixaba@noticiacapixaba.com

  redacao@noticiacapixaba.com

 

Siga-nos no Facebook!

Notícia Capixaba

 

O Portal Notícia Capixaba é campeão de acessos no segmento de portais de notícias regionais e se esforça para atender o cidadão com o que há de mais profissional em informação.

 

© Notícia Capixaba. Todos os direitos reservados.

Produção / Cadetudo Soluções Web