Menu

Notícia Capixaba - Navegação

Home Cachoeiro de Itapemirim Geral

Geral


Situação de Emergência: Rio transborda e causa alagamentos em Cachoeiro; veja o vídeo

 

25.01.2020

 

 

 

Por Redação do portal Notícia Capixaba

 

O rio Itapemirim que corta Cachoeiro de Itapemirim, transbordou e deixou pontes praticamente submersas, depois que chuvas intensas estão atingindo o Estado. O município está em alerta de risco da Defesa Civil.  Assista ao vídeo acima.

 

O rio está cinco metros acima de seu nível normal, segundo a Defesa Civil, e já causa alagamentos em vários pontos da cidade. O município está em alerta máximo para inundações desde a noite da última sexta-feira (24).

 

O prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Victor Coelho, assinou, nesta sexta-feira (24), um decreto declarando “Situação de Emergência” no município. A medida visa estabelecer ações de recuperação dos danos causados pelas chuvas da última sexta-feira (17), sobretudo em localidades do interior.

 

O decreto se baseia em levantamentos técnicos da Defesa Civil e de outros órgãos do município. Ele possibilita a agilização dos procedimentos para aquisição de bens e serviços e realização de obras em resposta aos prejuízos.

 

Rua 25 de Março, Centro 

Já foram registrados pontos de alagamentos nos bairros Coronel Borges, Baiminas, Independência, Arariguaba e em vários pontos no centro da cidade e na avenida Beira Rio. Além da sede, os distritos de Pacotuba e Conduru estão com várias residências alagadas. Mais de 200 famílias desses distritos tiveram que deixar suas casas.

 

Desde o fim da manhã deste sábado (25), os comerciantes se mobilizam e retiram as mercadorias do comércio da região central da cidade. A Defesa Civil circulou pelas ruas da cidade pedindo que a população ribeirinha deixe suas casas e vão para locais seguros.

 

Cachoeiro tem pontes interditadas

 

Cachoeiro de Itapemirim apresenta pontos de interdição neste sábado (25) por conta dos alagamentos decorrentes das chuvas no Espírito Santo. A última medição, realizada às 14h40, apontou que o rio Itapemirim está 6 metros acima do nível normal.

 

Entre os locais estão as pontes Juscelino Kubitschek (em frente ao Teatro Rubem Braga), Carim Tanure (Centro, próximo à antiga Dadalto), João dos Santos Filho (ente Baiminas e Coronel Borges, em frente à antiga fábrica de cimento), Coronel Francisco de Athayde (Ponte do Arco) além da ponte de pedestres que liga os bairros Guandu (em frente a rua Pedro Dias) e Aquidaban e a ponte de pedestres em frente ao Liceu Muniz Freire.

 

A rua Moreira, no bairro Independência, a avenida Beira Rio e parte da rua 25 de Março (região central) também estão interditadas, e diversas ruas do bairro Coronel Borges estão alagadas. A recomendação é para que os moradores evitem sair para as ruas.

 

Atendimento no interior

 

No início da manhã, 380 pessoas foram evacuadas em Pacotuba preventivamente, sendo encaminhadas para uma igreja local, e outras 150 pessoas de Conduru foram levadas para um ginásio de esportes antes das inundações.

 

Doações

 

Também por causa das inundações, a coleta das doações para as vítimas das chuvas foi transferida do Pavilhão da Ilha da Luz para o Centro POP (Espaço Vida), localizado na rua Deodoro da Fonseca, nº 98, no bairro Independência. O horário de funcionamento é de 9h às 17h.

 

A Defesa Civil e outras equipes da prefeitura podem ser acionadas pelos telefones 3521-1922; 99958-0190; e 98814-3497.

 

 

 

 

 

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

 

Comentários Facebook


Agora ficou mais fácil para você leitor,
sugerir pautas e interagir com o jornal.

 

  (28) 99938-5959

  noticiacapixabaes@gmail.com

  noticiacapixaba@noticiacapixaba.com

  redacao@noticiacapixaba.com

 

Siga-nos no Facebook!

Notícia Capixaba

 

O Portal Notícia Capixaba é campeão de acessos no segmento de portais de notícias regionais e se esforça para atender o cidadão com o que há de mais profissional em informação.

 

© Notícia Capixaba. Todos os direitos reservados.

Produção / Cadetudo Soluções Web