Menu

Notícia Capixaba - Navegação

Home Castelo Geral

Geral


Idaf fiscaliza venda irregular de agrotóxicos em estabelecimento de Castelo

Produtos eram comercializados e armazenados de forma irregular, sem receita agronômica e nota fiscal.

 

20.02.2020

 

 

Foto: Idaf

 

Redação

 

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) realizou, nessa quarta-feira (19), uma ação conjunta com a Polícia Ambiental para fiscalização de venda irregular de agrotóxicos em um estabelecimento no munícipio de Castelo. A identificação foi possível após denúncia anônima.

 

Foram apreendidos no estabelecimento e na casa do proprietário, aproximadamente, 200 quilos de agrotóxicos. O estabelecimento não possui registro no Idaf, o que é obrigatório para a comercialização dos produtos. Também foram encontrados agrotóxicos vencidos e armazenados de forma irregular.

 

Segundo a engenheira agrônoma do Idaf, Carina Valois, os produtos eram vendidos sem a receita agronômica e emitidos sem nota fiscal. “O local não tinha profissional habilitado para avaliação e prescrição técnica dos produtos, mediante receita agronômica, o que é uma norma do Idaf”, informa.

 

O proprietário da loja foi multado e teve todos seus produtos apreendidos pela Polícia Civil que, após avaliar o produto, irá destinar a um depósito de rejeitos do Idaf, para que depois sejam encaminhados para incineração, conforme as normas técnicas recomendadas.

 

Fiscalização

 

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo fiscaliza a distribuição, comércio e o uso do agrotóxico no Espírito Santo. Para serem distribuídos e comercializados, os produtos devem ser registrados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e também cadastrados no Idaf para que seja possível efetuar o controle daquilo que entra no Estado e a respectiva finalidade de uso.

 

As denúncias podem ser feitas anonimamente por meio do e-mail agrotóxicos@idaf.es.gov.br, nos escritórios do Idaf, ou no disque-denúncia 181.

 

 

 

 

 

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

 

Comentários Facebook


Agora ficou mais fácil para você leitor,
sugerir pautas e interagir com o jornal.

 

  (28) 99938-5959

  noticiacapixabaes@gmail.com

  noticiacapixaba@noticiacapixaba.com

  redacao@noticiacapixaba.com

 

Siga-nos no Facebook!

Notícia Capixaba

 

O Portal Notícia Capixaba é campeão de acessos no segmento de portais de notícias regionais e se esforça para atender o cidadão com o que há de mais profissional em informação.

 

© Notícia Capixaba. Todos os direitos reservados.

Produção / Cadetudo Soluções Web