Menu

Notícia Capixaba - Navegação

Home Vargem Alta Especial

Especial


Parabéns, Vargem Alta: 32 anos de história, lutas e conquistas

 

19.03.2020

 

 

Foto: Portal Notícia Capixaba

 

Por Clovis Rangel

 

Amanhã dia 20 de março, Vargem Alta completa 32 anos de emancipação política. E, para marcar essa data máxima, vale ressaltar que – apesar de possuir pouca idade – sua trajetória foi construída com muita história e superação.

 

“Ao longo desse tempo, nossa cidade se mostrou uma terra ainda mais forte, que a cada dia enfrenta e vence os desafios. Um belo exemplo da força e fé da população vargem-altense é que estamos nos reerguendo após o município ser praticamente destruído pelas enchentes dos últimos meses”, afirma João Altoé, que é professor de História, o atual prefeito e foi o primeiro cidadão eleito para governar a prefeitura em 1989.

 

Toda via, vale informar que, os índios Puris, os da mesma linhagem dos Botocudos e Bororós, foram os primeiros habitantes da região onde hoje o município está localizado, entre 5 ou 6 mil anos atrás. Mas a habitação em massa deu-se realmente com a chegada dos imigrantes italianos, no final do século XIX, que subiram os rios Benevente, Novo e Itapemirim à procura de terras férteis para a agricultura. Após, vieram os alemães e ingleses para a construção da Estrada de Ferro Leopoldina. Foram eles que abriram a estrada que seria o “embrião” da Rodovia ES-164.

 

A procura também por um ambiente semelhante ao país de origem, fez com que parte dos novos habitantes itálicos iniciasse uma migração em direção região sul do município, onde nos dias atuais podemos ver Boa Esperança, Jaciguá, Concórdia e Soturno, eles se estabeleceram e formaram as primeiras famílias vargem-altenses. Centenas de outras famílias imigrantes repetiram o feito. Chegaram e se instalaram, onde surgiram pequenos povoados e aos poucos as capelas da paróquia. Surge aí início o processo de ocupação e desenvolvimento da atividade agrícola e cultural da cidade, que mantém os costumes de origem de sua colonização até hoje.

 

O lugar que mais se destacara na época se chamava Virgínia, onde moravam outros grupos de descendentes de portugueses e escravos. Com a inauguração da Estação Ferroviária de Virgínia, em 1910, logo se instalaram ao redor alguns comerciantes. A criação da linha férrea permitiu a formação e o desenvolvimento de vários núcleos de italianos: Concórdia, Paraíso, Ribeirão e, posteriormente, Ipê Açú, Guiomar, Vargem Alta e Boa Esperança.

 

Em 1918, Virginia foi assolada por um surto de “influenza espanhola”, o vírus da gripe. A moléstia matou muitos habitantes do lugarejo. Já em 1933 foi a vez de Jaciguá passar por uma epidemia. Na ocasião, morreram muitas pessoas vítimas de Febre Amarela.

 

Pouco tempo depois, em 1939, a 2ª Guerra Mundial fez cair o preço do café. Muitas pilas do grão foram desativadas e várias “vendas” foram fechadas. Houve muito desemprego, miséria e fome.

 

E a vida cívica de Vargem Alta teve início no dia 20 de março de 1988, quando por meio de um plebiscito, os distritos de Jaciguá e Vargem Alta foram desmembrados de Cachoeiro de Itapemirim. Na oportunidade, dos 5.060 eleitores inscritos no Fórum da Comarca de Cachoeiro de Itapemirim, 3.465 eleitores compareceram às urnas e o resultado apresentou-se da seguinte forma: 87, 2% - Sim, 9,6% - Não, 2,2 % - Brancos e 1% - Nulos.

 

Sendo assim, pela Lei nº 4063 de 06 de maio do mesmo ano, o Governo do Estado criou o Município. Em 1º de janeiro de 1989 foi instalada a primeira Administração, com a posse do senhor João Chrisóstomo Altoé e dos 13 vereadores eleitos em 15 de novembro de 1988.

 

O prefeito João faz questão de frisar que Vargem Alta passou por diversas dificuldades, mas conseguiu superar todas e vai conseguir se reconstruir novamente.

 

“Temos muito a fazer e vamos fazer. Temos muito a conquistar e vamos conquistar, com a ajuda de Deus, dos homens e mulheres de bem que amam e querem o bem e o melhor para nossa Vargem Alta. Continuaremos a reconstruir uma nova história para o nosso município, uma cidade melhor sempre para todos. Desejo que cada cidadão seja um ponto de apoio nesta renovação, a garantir os direitos de desfrutar de mais saúde, educação, infraestrutura, trabalho, cultura, lazer e uma qualidade de vida ainda melhor. Que Deus nos abençoe. Que Deus abençoe o nosso povo. Parabéns, Vargem Alta. ”, finaliza João Altoé.

 

 

 

 

 

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

 

Comentários Facebook


Agora ficou mais fácil para você leitor,
sugerir pautas e interagir com o jornal.

 

  (28) 99938-5959

  noticiacapixabaes@gmail.com

  noticiacapixaba@noticiacapixaba.com

  redacao@noticiacapixaba.com

 

Siga-nos no Facebook!

Notícia Capixaba

 

O Portal Notícia Capixaba é campeão de acessos no segmento de portais de notícias regionais e se esforça para atender o cidadão com o que há de mais profissional em informação.

 

© Notícia Capixaba. Todos os direitos reservados.

Produção / Cadetudo Soluções Web