Menu

Notícia Capixaba - Navegação

Home Cachoeiro de Itapemirim Meio Ambiente

Meio Ambiente


BRK Ambiental apresenta cuidados com o meio ambiente para serem praticados durante o isolamento em Cachoeiro

Com as pessoas passando mais tempo em casa, a consciência ambiental é fundamental para evitar desperdícios e preservar os recursos naturais

 

30.03.2020

 

 

Foto:BRK Ambiental

 

Redação

 

A pandemia provocada pelo coronavírus (Covid-19) está causando mudanças na rotina das famílias. Com as escolas temporariamente fechadas e muitos profissionais em regime de teletrabalho pela recomendação dos órgãos de saúde pelo isolamento domiciliar, as pessoas têm passado mais tempo em casa. Com isso, alguns cuidados em hábitos diários são importantes para manter a preservação ambiental nesse período.

 

O gerente operacional da BRK Ambiental, Jocimar de Assis Alves, destaca que cuidados simples, mas essenciais, como a destinação correta dos resíduos, a manutenção e limpeza de ralos de pias e de banheiros e o uso consciente da água são determinantes para a qualidade de vida e a saúde da população.

 

“Podemos refletir neste momento sobre o mundo que desejamos para o amanhã. Fazemos parte de uma sociedade e temos responsabilidades dentro dela. Cada pessoa precisa entender que mudar os hábitos e repensar a forma como vivemos atualmente é um compromisso a ser assumido por todos. E essa prática deve iniciar em casa, com a adoção de pequenas práticas e atitudes que auxiliem na preservação do meio ambiente”, afirma o gerente operacional da BRK Ambiental.

 

Confira iniciativas recomendadas pela BRK Ambiental, que podem ser realizadas em casa, para colaborar com a eficiência dos serviços de saneamento e com a preservação da água e do meio ambiente como um todo.

 

1 - Use ralinho na pia da cozinha

 

Restos de alimentos encaminhados para as redes de esgoto podem causar o entupimento, o rompimento das tubulações e, até mesmo, o retorno do esgoto para dentro de casa ou para a rua, também conhecido como extravasamento. Para evitar o problema, basta comprar um ralinho para ser utilizado na pia da cozinha. Com ele, os restos de alimentos serão filtrados, e você poderá descartá-los separadamente junto ao lixo orgânico, evitando transtornos com a tubulação do seu imóvel.

 

2 - Use a água conscientemente

 

Nesse período de combate ao coronavírus, a água tratada se tornou um recurso ainda mais essencial, diante da necessidade de se intensificar a higienização pessoal e de ambientes. Dessa forma, o uso consciente da água torna-se mais necessário.

 

3 - Descarte apenas o que não é reciclável no lixo do banheiro

 

O lixo do banheiro é, predominantemente, utilizado para o descarte de materiais não reutilizáveis. Por isso, use-o apenas para se desfazer do que não for reciclável. Há itens, como rolinho de papel higiênico, embalagem de pasta de dente, escovas de dentes ou embalagens de desinfetante, que não devem ser armazenados nesse lixo. Quando isso acontece, o material que poderia ser reciclado é encaminhado para lixões ou aterros e levam anos para se decompor.

 

4 - Evite que pelos e cabelos desçam pelo ralo do banheiro

 

É comum que cabelos e pelos se acumulem e fiquem presos ao ralo do banheiro. Entretanto, há motivos para você se preocupar em removê-los antes que desçam pelo encanamento. O ideal é evitar que eles fiquem presos por muito tempo no ralinho, já que, além de descer para a rede de esgoto, poderão entupir a própria tubulação da residência.

 

5 - Não jogue fio dental no ralo ou no vaso sanitário

 

Da mesma forma que os cabelos, o fio dental também é um vilão para o entupimento das tubulações da casa e da rede de esgoto. Nesse caso, a regra é simples: utilizou, descartou no lixo. O fio dental, assim como os cabelos, se enrosca com outros itens descartados incorretamente e podem virar uma massa que entope a tubulação.

 

6 - Lembre-se que água de chuva e esgoto não se misturam

 

Há muitas diferenças entre a rede que faz a coleta de esgoto das residências e a que faz a drenagem da água da chuva da cidade. Quando as duas redes são interligadas indevidamente, problemas aparecem com o esgoto podendo ser lançado diretamente em rios, lagos e mares, extravasando nas ruas ou retornando para as próprias residências. Por isso, evite ligações irregulares, não direcione a água da chuva para a rede de esgoto e garanta o bom funcionamento do sistema de saneamento e de drenagem da cidade.

 

 

 

 

 

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

 

Comentários Facebook


Agora ficou mais fácil para você leitor,
sugerir pautas e interagir com o jornal.

 

  (28) 99938-5959

  noticiacapixabaes@gmail.com

  noticiacapixaba@noticiacapixaba.com

  redacao@noticiacapixaba.com

 

Siga-nos no Facebook!

Notícia Capixaba

 

O Portal Notícia Capixaba é campeão de acessos no segmento de portais de notícias regionais e se esforça para atender o cidadão com o que há de mais profissional em informação.

 

© Notícia Capixaba. Todos os direitos reservados.

Produção / Cadetudo Soluções Web