Menu

Notícia Capixaba - Navegação

Home Marechal Floriano Política

Política


Assuntos polêmicos dão o tom de Sessão no Legislativo de Marechal Floriano

 

07.05.2020

 

 

Foto: Reprodução Notícia Capixaba

 

Por Eduardo Antunes

 

Na noite da última terça-feira (05) a Câmara Municipal de Marechal Floriano realizou a 7ª Sessão Ordinária com os parlamentares exercendo sua função constitucional de fiscalização e a busca de soluções para a pandemia que chegou na cidade nos últimos dias, o que ligou o sinal de alerta para os cuidados para evitar a transmissão do novo coronavírus - seguidos por todos em Plenário.

 

Também houve denúncia protocolada no MP, relato de suposto abuso de autoridade por parte de policiais em comércio e questionamentos pertinentes à administração pública, como recursos de financiamento para a construção de uma policlínica infantil, prometida, mas ainda não executada. Ao final, a Casa informou a mudança de local após prejuízos seguidos provocados, pelas enchentes ocorridas nos últimos meses.

 

Diony Stein (PRTB)

 

O vereador Diony Stein (PRTB) busca informações sobre recursos de um financiamento, realizado junto à Caixa Econômica Federal, para a prometida construção de uma policlínica infantil, no centro da cidade. No Ofício de número 006/2020 é questionado qual montante do valor ainda existe para tal fim e se o município tem previsão para a realização da obra com os recursos do FINISA (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento) do Governo Federal.

 

Stein reverberou a questão de conciliar saúde com economia, o parlamentar aponta a necessidade de a informação chegar às pessoas e ao comércio, que pode fazer a higiene do local e toda prevenção para poder ficar de portas abertas. Ele sugere que um caminhão faça a higienização de logradouros e locais públicos onde há aglomeração de pessoas.

 

Maylson Littig (PSB)

 

Maylson Littig (PSB) Criticou a situação de estrada vicinal em Boa Esperança, onde foram gastos, segundo ele, cerca de R$ 300 mil para aplicação do material denominado de ‘Revsol’ na via que liga a comunidade à Rodovia ES-470. O problema apontado é a dificuldade em realizar o serviço de tapagem dos buracos no Revsol por conta desse pavimento não aderir a massa de material betuminoso, utilizado para a manutenção de vias.

 

O socialista também denuncia que donos de bares estão sendo abordados de forma abusiva por alguns policiais militares. Ele exalta o bom serviço prestado pela corporação, porém, é necessário que tal situação não persista, pois recebeu reclamação de comerciante - que até chorou ao relatar que havia sido chamado de ‘vagabundo’ por estar com o estabelecimento aberto e outros proprietários que tiveram as portas chutadas pelos policiais durante a fiscalização pelo isolamento social.

 

Dodô Krohling (Republicanos)

 

Após protocolar, no Ministério Público, denúncia sobre obras com suspeitas de superfaturamento, o vereador Dodô Krohling (Republicanos) afirma que nova denúncia será feita e diz que não aceitará ser coagido.

 

Dodô relata que há recados passados na rua e direcionados a ele, onde afirmam para o republicano tomar cuidado, mas o vereador diz que não vai se calar e que não tem medo de represália. A empresa tem documentação requerida desde o ano de 2017 pelo parlamentar.

 

Ubaldino Saraiva (PSDB)

 

Ubaldino Saraiva (PSDB) alerta para a gravidade da pandemia de Covid-19, onde afirma que a realidade pode ser bem maior que os casos já descobertos. O vereador conclama para a união de todos para vencer os desafios postos pela doença.

 

Saraiva solicita ao Executivo que reajuste o valor pago aos servidores públicos em forma de auxílio alimentação, a iluminação pública na Rua Elizabetha Klippel Rupf e, com urgência, a aquisição de testes para a Covid-19, com objetivo de obter dados mais concretos sobre a real quantidade de infectados na cidade.

 

Renato Werneck (PSDB)

 

Renato Werneck (PSDB) pede a regularização das diárias para os motoristas que transportam pacientes até os hospitais localizados na região metropolitana. O tucano fez relato de sua experiência profissional, quando o trabalhador volta tarde do seu deslocamento e precisa pagar alimentação e, para receber o reembolso, não conta com um processo que seja ágil.

 

No mesmo tema, Werneck ainda enfatiza que os motoristas também precisam pagar estacionamento para os veículos e o pedágio da ponte é preciso ser pago à vista. Sua vontade é que, em Marechal Floriano, seja feito como em outros municípios, onde o valor já acompanha o profissional quando sai de sua base para outras cidades.

 

João Cabral (PSDB)

 

João Cabral (PSDB) solicita um quantitativo maior de testes de Covid-19 para o município e que o chefe do Executivo não faça demissões de servidores públicos nesse momento de crise de na saúde e na economia, onde uma pessoa empregada, às vezes tem mais duas ou três dentro de casa sendo alimentadas com esse salário. O tucano também encaminhou pedido para o recapeamento da Rua Delimar Schunk, finalizando sua ampliação.

 

Cezinha Ronchi (PSDB) solicitou termômetros com infravermelho nas unidades de saúde do município e, também, que o boletim da Covid-19 contenha o local onde há casos confirmados. O tucano pediu o cascalhamento e construção de bueiro em diversas estradas no interior, entre Rio Fundo e Araguaya, além de coleta de lixo na comunidade de Taquaral, em Rio Fundo.

 

NOVA SEDE

 

 

Devido às fortes chuvas e enchentes na sede do Legislativo, o presidente, João Cabral, informou que, em breve, haverá a mudança de endereço para um local onde não ocorra enchentes e tenha espaço adequado para as dependências do Legislativo e atendimento ao público, como a biblioteca e o Espaço Cidadão - que atende estudantes e outros moradores para pesquisas e impressão de trabalhos escolares e outros.

 

Após uma pequena reforma, a Câmara foi afetada por dois alagamentos, que a inundaram por quase um metro de altura, onde foi perdida grande parte da mobília e alguns equipamentos e instalações elétricas ficaram comprometidas.

 

Com o novo local, mais amplo e seguro, o presidente espera melhor acessibilidade para deficientes e facilidade para a população ir ao local, pois será no centro da cidade e próximo a maior quantidade de vagas de estacionamento, além de rampa para o pavimento superior.

 

 

Clique e comente a matéria

Comentários


11/05/2020 - Moradora Feliz!!!!

Parabéns ao nosso´prefeito Cacau, melhor prefeito que nosso município já teve, é uma pena que vossa excelência só pode ficar mais 04 anos, nosso medo é se um dia o ex; prefeito Lidiney retorna, pois quatro anos dele, corresponde a 20 anos de atraso, outra piada é o tal do Diony Stein, foi lançado como renovação e mudança, na verdade foi a grande decepção da câmara atual, conselho de amiga, como vereador o senhor é um bom comerciante no atendimento.


07/05/2020 - Vanrlei

sao tudo uns bando de mentirosos isso sim tudo conversa fiada


07/05/2020 - Sebastião

Como estes vereadores pousam de bonzinho!! Pura conversa fiado, pois estes caras com raras exceções, não estão nem aí pro povo de Marechal!! O tal Cezinha, na matéria passada que falou sobre a iluminação pública, disse que o dinheiro arrecadado, só poderia ser gasto com iluminação pública!! Neste caso, se fosse verdade, Marechal tinha que ter uma iluminação toda subterrânea,, ou com postes de ouro, ou ter uma verdadeira fortuna guardado em caixa!! O mesmo disse também, que quanto as ruas particulares que estão sendo pavimentada pela prefeitura, o povo e que deve denunciar ao MP!! Como assim se eles foram eleitos para fazer isso??? O Cabral é outro falastrão, diz que vai mudar a câmara de localidade porque teve duas enchentes com prejuízos!! Isso só pode ser piada, pois já teve mais de dez enchentes com prejuízos!! É vereadores, fiquem vocês sabendo que o povo não é mais otario não, e vocês vão ter o troco!!


 

 

 

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

 

Comentários Facebook


Agora ficou mais fácil para você leitor,
sugerir pautas e interagir com o jornal.

 

  (28) 99938-5959

  noticiacapixabaes@gmail.com

  noticiacapixaba@noticiacapixaba.com

  redacao@noticiacapixaba.com

 

Siga-nos no Facebook!

Notícia Capixaba

 

O Portal Notícia Capixaba é campeão de acessos no segmento de portais de notícias regionais e se esforça para atender o cidadão com o que há de mais profissional em informação.

 

© Notícia Capixaba. Todos os direitos reservados.

Produção / Cadetudo Soluções Web