Menu

Notícia Capixaba - Navegação

Home Vargem Alta Especial

Especial


Milagre: 14 idosos contaminados em asilo de Vargem Alta, sendo uma de 99 anos vencem o Coronavírus

 

30.07.2020

 

 

Idosa Alice Jabour 99 anos, vence o coronavírus e comove equipe do asilo – Fotos: Rael Sérgio

 

Por Rael Sérgio

 

Vargem Alta, na região de montanhas do Estado, teve mais dezenove pacientes recuperados da Covid-19, doença causada pelo novo Corovavírus. Porém, não é uma recuperação qualquer. Trata-se de Alice Jabour, 99, e Yolanda Perin de 91 anos, ambas recuperadas da doença. As duas e mais doze idosos da Instituição de Longa Permanência para Idosos – ILPI Lar Lírio dos Vales localizada em Canudal, zona rural da cidade, foram recuperados. Cinco funcionários também receberam alta, ou seja, todos do asilo, foram curados.

 

O enfermeiro André Luiz Silva, responsável técnico pela ILPI, disse ao portal WWW.NOTICIACAPIXABA.COM, que após um dos idosos da instituição, sentir-se mal, e ser internado no Paulo Pereira Gomes em Cachoeiro, no dia 06 de julho, testou-se positivo para Covid19, no outro dia, outros dois idosos que também se sentiram mal foram encaminhados ao Hospital Padre Olívio de Jaciguá, onde também testaram positivo. 

 

“Assim foi o início do que poderia vir a ser a maior catástrofe causada pela pandemia na cidade. A primeira providencia, foi realizar o teste sorológico em todos os idosos e dos funcionários. Foram diagnosticados 19 casos positivos, 14 idosos e 5 cuidadores. Dos idosos contaminados, o mais novo tem 61 anos e o mais velho tem 99 anos, a idade média é de 76 anos, considerando esta média de idade, as morbidades existentes em vários idosos e os relatos de altos percentuais de mortes nos asilos em todo o mundo, elaboramos um plano de cuidados e partimos para a guerra, nosso objetivo sempre foi zero morte”, disse o enfermeiro André Luiz.

 

O enfermeiro disse ainda que foi criado um ousado plano de atendimento aos idosos. “O asilo ofereceu alojamento para os cuidadores que testaram positivo, que se mudaram para a instituição e  assumiram os cuidados dos idosos positivos. Já os cuidadores não contaminados, cuidaram dos idosos sem a doença e todos foram monitorados diariamente”, concluiu.

 

“Primeiro eu quero agradecer a Deus, e depois todos por essa oportunidade, de ter tido essa alta, por essa equipe maravilhosa”, Yolanda Perin 91 anos

A Técnica de Enfermagem e estudante universitária de Gerontologia Izabel Dutra Martins, proprietária da ILPI Lar Lírio do Vales, que também testou positivo para Covid19, contou que hoje, após 24 dias do primeiro idoso apresentar sintomas, todos os idosos e cuidadores contaminados tiveram alta e nenhum dos idosos ou cuidadores não contaminados se contaminou, graças aos esforços de toda a equipe de profissionais do asilo e o apoio da Vigilância Sanitária Municipal.

 

Fizemos tudo que estava ao nosso alcance para impedir a disseminação do vírus em nossa instituição, cumprindo todas as Notas Técnicas emitidas pela ANVISA e pela SESA-ES, mas não foi suficiente, então tivemos de encarar esta pandemia”, destacou a proprietária.

 

“Nosso maior desafio foi atender os casos positivos, evitando o agravamento da doença, sem deixar que os idosos e cuidadores que estavam negativos se contaminassem, mesmo estando todos alojados no mesmo prédio, a abordagem multiprofissional com rigoroso monitoramento e imediato tratamento dos sintomáticos foi fundamental”, esclarece a Dra. Yasmim Mendes Silva médica contratada pela instituição.
 

 

 

 

 

 

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

 

Comentários Facebook


Agora ficou mais fácil para você leitor,
sugerir pautas e interagir com o jornal.

 

  (28) 99938-5959

  noticiacapixabaes@gmail.com

  noticiacapixaba@noticiacapixaba.com

  redacao@noticiacapixaba.com

 

Siga-nos no Facebook!

Notícia Capixaba

 

O Portal Notícia Capixaba é campeão de acessos no segmento de portais de notícias regionais e se esforça para atender o cidadão com o que há de mais profissional em informação.

 

© Notícia Capixaba. Todos os direitos reservados.

Produção / Cadetudo Soluções Web