Menu

Notícia Capixaba - Navegação

Home Cachoeiro de Itapemirim Geral

Geral


Em pouco mais de um ano, usina fotovoltaica da BRK gerou cerca de 18.000 kWh de energia sustentável em Cachoeiro

 

20.10.2020

 

 

Foto: BRK Ambiental

 

Redação

 

Primeira planta de geração de energia solar da BRK Ambiental colocada em funcionamento no País, a usina fotovoltaica da concessionária de água e esgoto de Cachoeiro de Itapemirim completou um ano no mês de setembro. Nesse período, foram gerados cerca de 18.000 quilowatt-hora (kWh), em uma média mensal de aproximadamente 1.500 kWh.

 

A energia seria o suficiente para atender simultaneamente 15 residências que possuem o consumo médio em Cachoeiro de Itapemirim. Instalada na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Córrego dos Monos, o destino da energia produzida pela usina fotovoltaica, entretanto, beneficia todo o município, com ganhos ambientais e de eficiência nos serviços da concessionária, como explica o gerente operacional da BRK Ambiental, Jocimar de Assis Alves.

 

“A energia é, inicialmente, direcionada para o funcionamento da ETE de Córrego dos Monos e o excedente é distribuído para outros sistemas, tanto de distribuição de água, quanto de coleta e tratamento de esgoto. É uma energia de fonte limpa e renovável, gerada a partir da captação da energia solar por meio de placas fotovoltaicas, o que promove baixo impacto ambiental e mantém o nosso propósito de sustentabilidade em todas as esferas de atuação”, afirma Jocimar de Assis Alves.

 

O gerente destaca que a energia gerada é suficiente para abastecer 23 das 90 instalações de energia ligadas aos sistemas de água e esgoto do município, entre macromedidores, reservatórios e unidades de captação, tratamento e distribuição. Além de não gerar ruídos, oferecendo mais conforto aos trabalhadores e moradores do seu entorno, a usina exige manutenção mínima e pode ser monitorada remotamente, por meio da internet.

 

Para o diretor da BRK Ambiental em Cachoeiro, Bruno Ravaglia, além do aspecto ambiental, a energia fotovoltaica permite que a concessionária tenha mais autonomia e segurança na prestação dos serviços de água e esgoto no município. “A energia é um insumo fundamental para a operação dos sistemas de saneamento. Atuamos com o compromisso de ampliar a consciência ambiental nas localidades em que atuamos e isso passa por todos os nossos projetos. A usina fotovoltaica foi um investimento dentro desse escopo. Com pouco mais de um ano de funcionamento, ela permitiu mais segurança em nossa atuação e  otimização operacional, com a utilização de tecnologias modernas, limpas e sustentáveis”, finaliza.

 

 

 

 

 

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

 

Comentários Facebook


Agora ficou mais fácil para você leitor,
sugerir pautas e interagir com o jornal.

 

  (28) 99938-5959

  noticiacapixabaes@gmail.com

  noticiacapixaba@noticiacapixaba.com

  redacao@noticiacapixaba.com

 

Siga-nos no Facebook!

Notícia Capixaba

 

O Portal Notícia Capixaba é campeão de acessos no segmento de portais de notícias regionais e se esforça para atender o cidadão com o que há de mais profissional em informação.

 

© Notícia Capixaba. Todos os direitos reservados.

Produção / Cadetudo Soluções Web