Menu

Notícia Capixaba - Navegação

Home Brasil Política

Política


Eleitor deve tomar cuidados para votar

Uso de máscara será obrigatório nos locais de votação; é recomendável também levar a própria caneta e higienizar as mãos com álcool 70% antes e depois de votar

 

13.11.2020

 

 

Redação

 

Neste domingo (15) acontece o primeiro turno das eleições municipais, e os locais de votação abrirão uma hora mais cedo, funcionando das 7 às 17 horas. O horário das 7 às 10 horas será preferencial para as pessoas com mais de 60 anos. O uso da máscara será obrigatório para todos os eleitores e não será permitido se alimentar, beber ou fazer qualquer outra atividade em que seja necessária a retirada da máscara. 

 

Mais do que nunca, é importante que o eleitor se organize para que fique no local apenas o tempo suficiente para votar. Antes de sair de casa, ele deve conferir o local e a seção de votação, pois pode ter havido mudança. Levar a “cola” com os números dos candidatos e uma caneta – para evitar contato com objetos utilizados por outras pessoas – também facilitarão a vida do eleitor. 

 

Quando chegar a vez de votar, o eleitor mostrará o documento de identificação oficial com foto a distância para o mesário, ou o celular com o e-Título.

 

Se possível, o cidadão não deve levar crianças e acompanhantes, pois quanto menos pessoas, menor o risco. E se o eleitor estiver com febre ou tiver tido Covid-19 nos 14 dias anteriores às eleições, ele não deve comparecer para evitar o contágio de outras pessoas. 

 

No local de votação, os eleitores devem manter a distância mínima de um metro uns dos outros, na fila de votação, e devem evitar cumprimentos como abraços e apertos de mão. É importante também a higienização das mãos antes e depois de votar.  De acordo com a Justiça Eleitoral, será disponibilizado álcool 70% em todas as seções. 

 

Ausência

 

O eleitor que estiver fora de seu domicílio eleitoral no dia da eleição pode justificar sua ausência pela internet, por meio do aplicativo móvel e-Título. Assim, ele evita ir a um local de votação apenas para isso. É possível justificar a ausência em até 60 dias após cada turno, apresentando, se necessário, documentos que comprovem o motivo da falta, como atestado médico, por exemplo. 

 

 

 

 

 

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

 

Comentários Facebook


Agora ficou mais fácil para você leitor,
sugerir pautas e interagir com o jornal.

 

  (28) 99938-5959

  noticiacapixabaes@gmail.com

  noticiacapixaba@noticiacapixaba.com

  redacao@noticiacapixaba.com

 

Siga-nos no Facebook!

Notícia Capixaba

 

O Portal Notícia Capixaba é campeão de acessos no segmento de portais de notícias regionais e se esforça para atender o cidadão com o que há de mais profissional em informação.

 

© Notícia Capixaba. Todos os direitos reservados.

Produção / Cadetudo Soluções Web