segunda-feira,
17 de junho de 2024

Vargem Altense é selecionado pelo projeto Revelando os Brasis

Rael Sérgio/Redação do Notícia Capixaba.

Contemplados entre eles um do município de Águia Branca estavam no Rio de Janeiro participando de oficinas audiovisuais.

Um orgulho para o município de Vargem Alta, região serrana do Estado, pois dois capixabas, entre eles um jornalista vargem altense estão entre os 20 selecionados da quinta edição do concurso Revelando os Brasis, patrocinado pela Petrobras, retornaram ao Estado no último domingo (23). Os dois estavam no Rio de Janeiro, onde participaram de oficinas de Formação e Realização Audiovisual, e agora têm a missão de transformar as histórias em um filme de 15 minutos.

O projeto, realizado pelo Instituto Marlin Azul, tem abrangência nacional e proporciona formação e inclusão audiovisuais de moradores de cidades com até 20 mil habitantes. Ao todo, o Revelando os Brasis recebeu 951 inscrições. Os autores das histórias selecionadas participaram das oficinas preparatórias no Rio de Janeiro, entre os dias 10 e 22 de fevereiro.

Os dois projetos capixabas selecionados são “Vida, Saudosas Lembranças.”, de Luciano Guimarães de Freitas, do município de Águia Branca, e “Vinilis Frutiferis”, de Victorhugo Passabon Amorim, de Vargem Alta.

O roteiro de Vargem Alta é uma ficção que se mistura com personagens reais da cidadezinha, envolvendo um cientista Líbano que desenvolve uma árvore que, ao invés de fruto, produz disco de vinil. O jornalista Victorhugo Passabom Amorim, 25 anos, afirma que o Revelando os Brasis além de tudo é uma oportunidade de participar de histórias de outras culturas dentro do Brasil. “Saí da minha cidade e conheci vários cantos do Brasil nos outros selecionados. Conheci um mundo novo nesses dias de oficina”, conta.

Ao retornarem para suas cidades, os selecionados têm de março a junho para transformar suas histórias em filmes de até 15 minutos. Para isso, utilizam o que foi aprendido nas duas semanas de oficina.

“Passamos por todas as etapas de construção de um filme e a partir da nossa história, construímos um roteiro pensando em tudo: direção de arte, figurino e áudio, e em cima da nossa história recebemos dicas de como filmar. Estou ansioso para por em prática”, revela Victorhugo Passabom.

As produções dos selecionados desta edição do Revelando os Brasis ficarão disponíveis em um programa de TV realizado em parceria com o Canal Futura. Os filmes do projeto também serão lançados em DVD com distribuição gratuita entre organizações sociais e culturais, bibliotecas, universidades e cineclubes de todo o Brasil.

 

 
Compartilhe

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *