sexta-feira,
12 de abril de 2024

Indicadores de Qualidade da Educação também serão assunto nas escolas de Venda Nova

A participação da comunidade escolar na avaliação é o primeiro ponto importante no uso dos indicadores.

As escolas municipais do Caxixe, Atílio Pizzol (São João de Viçosa) e Pindobas, que oferecem o ensino do 1º ao 9º ano (ou 8ª série), vão passar a inserir em seu contexto educacional os Indicadores de Qualidade na Educação. Desde 2012, a Educação Infantil de Venda Nova já aderiu aos indicadores com o objetivo de melhorar o ensino para as crianças.

Em abril será estudado com os funcionários das escolas o documento do MEC que trata do assunto. A partir daí, será organizada uma equipe para estudar com a comunidade escolar o que precisa ser melhorado nas escolas. Isso é revelado através das dimensões, que são: ambiente educativo, prática pedagógica e avaliação, ensino e aprendizagem da leitura e da escrita, gestão escolar democrática, formação e condições de trabalho dos profissionais da escola, ambiente físico escolar, acesso e permanência dos alunos na escola. Vale lembrar que essa luta é de responsabilidade de toda a comunidade: pais, mães, professores, diretores, alunos, funcionários, conselheiros.

A participação da comunidade escolar na avaliação é o primeiro ponto importante no uso dos indicadores. Quanto mais segmentos e pessoas participarem da avaliação da escola e se engajarem em ações para sua melhoria, maiores serão os ganhos para a sociedade e para a educação. Por isso é muito importante que todos os segmentos da comunidade participem. Em breve, as escolas irão divulgar as datas das reuniões.

Afinal, o que são indicadores?

Indicadores são sinais que revelam aspectos de determinada realidade e que podem qualificar algo. Por exemplo: para saber se uma pessoa está doente, são usados vários indicadores: febre, dor, desânimo. Para saber se a economia do País vai bem, são usados como indicadores a inflação e a taxa de juros. A variação dos indicadores possibilita constatar mudanças (a febre que baixou significa que a pessoa está melhorando, a inflação mais baixa no último ano diz que a economia está melhorando). Na educação os indicadores apresentam a qualidade da escola em relação a importantes elementos de sua realidade: as dimensões.

Informação: Assessoria de Imprensa PMVNI

 
Compartilhe

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.
Array

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *