segunda-feira,
17 de junho de 2024

Audiência pública para debater Programa Municipal de Riscos em Vargem Alta

Notícia Capixaba.

Nesta terça-feira (03) será a vez dos moradores de Vargem Alta,região serrana do Estado, participarem da audiência pública que irá debater o Programa Municipal de Riscos, realizada pelo Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), e a Prefeitura. O evento será realizado no Centro de Convivência do Idoso da cidade, às 18 horas, e tem como objetivo apresentar e discutir os estudos do programa e projetos de engenharia na área de contenção de riscos desenvolvidos no município.

A iniciativa, que faz parte dos projetos estratégicos do Governo, está incluída no “Programa Capixaba de Adaptação às Mudanças Climáticas” e visam a prevenir e evitar a ocorrência de desastres naturais relacionados a chuvas, enchentes, enxurradas e deslizamentos de encostas. O investimento nessas ações é de R$ 5.944.266,05.

Os planos beneficiam 17 municípios capixabas. Além de Vargem Alta, são beneficiados: Ibatiba, Mimoso do Sul, Rio Novo do Sul, Afonso Cláudio, Alegre, Bom Jesus do Norte, Iconha, João Neiva, Domingos Martins, Marechal Floriano, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, Castelo e Viana. A escolha das cidades foi feita de acordo com critérios técnicos, baseados nas regiões mais atingidas pelos desastres naturais nos últimos anos.

Planos

O Plano Diretor de Águas Pluviais/Fluviais (PDAP) é a ferramenta para implementação de políticas públicas que visam a suavizar os efeitos de chuvas intensas. Também planeja os investimentos em infraestrutura de drenagem, considerando a integração do uso e ocupação do solo de forma a minimizar seus impactos no escoamento das águas pluviais e fluviais.

Já o Plano Municipal de Redução de Risco Geológico (PMRR) visa ao planejamento para orientação dos municípios na execução de ações para prevenção e redução do risco de deslizamento de encostas.

Com informação: Secom.

 
Compartilhe

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *