quinta-feira,
30 de maio de 2024

Carretela abre Festitália 2014 em Alfredo Chaves

Notícia Capixaba.

Um final de semana tipicamente italiano, com pratos típicos, vinho, shows e apresentações culturais. Assim estará Alfredo Chaves no período de 13 a 15 de junho, quando acontece mais uma edição da tradicional Festitália. A Carretela italiana irá abrir o evento com apresentação da cultura pela avenida Getúlio Vargas, no Centro da cidade, a partir das 19h30min. A organização é da Associação Aveneta de Alfredo Chaves (Avêneta) com apoio da Prefeitura.

O evento é uma forma que o município criou para homenagear os italianos que colonizaram a região a partir de 1877, responsáveis por uma cultura marcante no município e que representa a descendência de mais de 70% dos moradores.

A Carretela Italiana abre as atividades na sexta (13), a partir das 19h30min, no Centro da cidade. Muito vinho e apresentação das culturas locais irão compor o desfile. Já nos demais dias as atividades acontecem no parque de exposição Reginaldo Roque Giori. A entrada é gratuita somente na sexta e domingo.

Na programação consta o famoso torneio de mora (um jogo típico da Itália, e que hoje ainda é realizado na língua oficial em diversas comunidades do município), show com bandas italianas, apresentação grupos de dança, missa, benção da polenta e show com a banda alfredense de música italiana Gioco di Mora, Musical Prateado e a banda Gang Lex. O show de encerramento fica por conta da banda Nova Geração.

Durante todo o evento será comercializado pratos típicos da cozinha italiana e apresentação de diversas engenhocas como a polenta móvel, vinhocicleta e polentopéia, criadas especialmente para o evento.

De acordo com o prefeito Roberto Fiorin, a festa tem como foco evidenciar a cultura que ainda é conservada por diversas famílias no município. “Será um fim de semana especial, onde todas as famílias, mesmo com descendência de outras etnias poderão se divertir apreciando um bom vinho e comidas da cozinha italiana”, destacou.

 

 
Compartilhe

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.
Array

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *