quarta-feira,
21 de fevereiro de 2024

Marechal dá o primeiro passo para a Coleta Seletiva de lixo

Ana Paula Mill.

No próximo dia 22, Marechal inicia a Coleta Seletiva em três bairros do município. Na semana passada, foi realizada uma reunião para mostrar à população a proposta da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, em parceria com a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos. O secretário de Maio Ambiente,Daniel Wruck Bringe, esclareceu que esse é um projeto piloto, que vai abranger, em um primeiro momento, os bairros de Vila das Orquídeas, Vila das Palmas e Alto Marechal.

“O objetivo dessa primeira reunião foi levar o projeto da Coleta Seletiva à população e receber sugestões. Fizemos uma exposição do regulamento da coleta seletiva da legislação vigente, mostramos a proposta de mobilização junto com os agentes de saúde e falamos da capacitação dos coletores”, frisou o secretário.

A proposta inicial do projeto, nesses três bairros, é de separar o lixo úmido do lixo seco. Os horários de coleta do lixo úmido não serão alterados. Já o lixo seco deverá, de preferência, ser colocado em sacolas próprias, azuladas, para facilitar a identificação.

A coleta será realizada por um caminhão específico, devidamente identificado e com um sinal sonoro para avisar da sua passagem. Os dias de recolhimento inicialmente previstos são às terças-feiras e quintas-feiras. O horário para depositar o lixo em frente às residências é das 6 horas às 11 horas. O recolhimento do material acontece das 13 horas às 16 horas, de porta em porta.

Além disso, serão instalados dois Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) ao longo da Avenida Arthur Haese: um próximo ao Supermercado Avenida e outro ao lado da Aciasmaf. Nesses pontos, o morador poderá depositar o lixo seco em qualquer dia e horário.

Alguns moradores que compareceram à reunião – realizada na sede da Aciasmaf – fizeram questionamentos e deram sugestões a respeito do projeto. Só para lembrar, o início da Coleta Seletiva em Marechal ficou definido para o dia 22 de julho (terça-feira). Quando o projeto estiver em pleno funcionamento, uma nova reunião de avaliação das ações será marcada com os moradores.

 

Compartilhe

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *