segunda-feira,
24 de junho de 2024

Nome da Policlínica será mudado para Unidade Básica de Saúde em Marechal Floriano

Ana Paula Mill.

Com o objetivo de ampliar e melhorar ainda mais o atendimento à população de Marechal Floriano, a policlínica passa a se chamar Centro de Saúde Ary Ribeiro da Silva.O secretário municipal de Saúde, Pedro Miguel Diaz, explicou que ações e serviços são realizados em um estabelecimento de saúde. Conforme a complexidade das ações e dos serviços, também deve mudar o tipo de prédio.

Os estabelecimentos contidos no CNES são classificados por tipo, nível de atenção, serviço/classificação, tipo de habitação e tipos de atendimentos prestados.

“ À medida que as ações e serviços são realizados, o tipo do prédio também tem que acompanhar tudo isso. A classificação do prédio é determinada pelo Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES). Atualmente, o termo ‘policlínica’ impede a realização de algumas ações e serviços da Atenção Básica da Saúde e limita a obtenção de recursos financeiros para os serviços essenciais de saúde, que são próprios desse município”, ressaltou o secretário.

A Portaria número 703, de 21 de outubro de 2011, em seu Artigo 2º – Inciso 1º, determina que “as equipes de saúde deverão ser lotadas apenas nos seguintes tipos de estabelecimento: Posto de Saúde, Centro de Saúde / Unidade Básica de Saúde, Unidade Mista, Unidade Móvel Fluvial e Unidade Móvel Terrestre”.

“Nessa portaria não consta o termo ‘policlínica’. Isso nos impede de aumentar a cobertura assistencial, colocando mais duas equipes de estratégia de Saúde da Família na sede do município, que atuariam nas dependências do prédio Ary Ribeiro da Silva. Não pretendemos fechar a policlínica. Pelo contrário, o nosso objetivo é ampliar a prestação de serviços à população, com médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, criando condições para que, futuramente, acrescentemos, também o atendimento odontológico”, destacou Pedro Miguel Diaz.

As dependências do Pronto-Atendimento (PA) permanecem com as atividades normais, com adequação do espaço físico e informatização do setor. “Apenas o nome vai migrar de policlínica para Centro de Saúde. Todos os serviços serão mantidos e outros serão ampliados”, frisou o secretário.

Nesta segunda-feira (30), houve uma audiência pública na Câmara Municipal, a pedido dos vereadores, que ocorreu das 15h às 17 horas, para a prestação de contas da Secretaria de Saúde do primeiro quadrimestre de 2014. Após as 17 horas, aconteceu a consulta pública para tratar da alteração do nome do Centro de Saúde. Para a audiência e para a consulta públicas, foram feitos convites à comunidade, com o carro de som passando pelas ruas, durante quatro dias, avisando e chamando as pessoas para participar.

Confira abaixo as diferenças entre os termos:

CENTRO DE SAÚDE / UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE: Unidade para a realização de atendimentos de atenção básica e integral a uma população, de forma programada ou não, mas especialidades básicas, podendo oferecer assistência odontológica e de outros profissionais de nível superior. A assistência deve ser permanente e prestada por médico generalista ou especialista nessas áreas, podendo, ou não, oferecer Serviço de Apoio à Diagnose e Terapia (SADT) e Pronto-Atendimento 24 horas.
POLICLÍNICA: Unidade de saúde para prestação de atendimento ambulatorial em várias especialidades, incluindo, ou não, as especialidades básicas, podendo, ainda ofertar outras especialidades não médicas. Pode, ou não, oferecer SADT e Pronto-Atendimento 24 horas.

 

 
Compartilhe

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *